Quarto de despejo em quadrinhos
Quarto de despejo” em quadrinhos: HQ inteiramente produzida por mulheres negras
Em 2024, a famosa escritora Carolina Maria de Jesus faria 110 anos. Para não deixar essa data em branco, a editora Ática acaba de relançar a obra “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”, em versão inédita de história em quadrinhos (HQ). Com o roteiro de Triscila Oliveira, ilustrações de Vanessa Ferreira e artes finais de Hely de Brito e Emanuelly Araujo, a obra propõe um novo olhar para o clássico da literatura brasileira. A adaptação já está disponível nas livrarias e portais de livros.
No Autores e Livros dessa semana, Triscila Oliveira e Vanessa Ferreira trazem os detalhes da produção dessa graphic novel.
O programa destaca também o romance “Cantagalo”, da mineira Fernanda Teixeira Ribeiro, obra vencedora do 9º do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. “Cantagalo” narra a trajetória de uma família mineira do começo do século 20, marcada por um casamento arranjado incomum: mulher branca do baronato do café e filho de escravizada. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais.
Comentários