O homem lésbico - romance de Hélio Santos!




Texto de divulgação

"Um título provocativo é a alcunha dada um herói que permeia a história de doze mulheres de diferentes gerações e épocas. “O Homem Lésbico” (Editora Global, 303 páginas), de Helio Santos, retrata essas trajetórias femininas tão distintas quanto ricas em um romance que discute a relação mulher e homem na sociedade tendo como foco central um tema antigo: o amor dos amantes.

O livro começa no bairro paulistano do Bixiga, na década de 40, passeia pela metrópole, viaja ao Canadá e Inglaterra. São nessas localidades que se espalham as personagens que têm conexão familiar, amorosa ou casual com Victor, o protagonista masculino que exerce fascínio nas mulheres e leitores pelo conhecimento de seu eu feminino – e pelo poder de sedução que isso lhe confere.

“A figura de um homem ‘fêmeo’, porém hétero veio para provocar aquele macho convencional que casa, convive e tem filhos com uma mulher sem se preocupar com seu interior; que admira a geografia feminina sem conhecer de fato aquele ‘mapa’”, explica Helio Santos. “Caso o livro consigo balançar essa postura burocrática e cômoda que a sociedade estacionou, já terá valido a pena passar nove anos trabalhando nele”.

Alguns conceitos instigantes são apresentados ao longo das passagens da obra, como a figura do marido-esgotador que, semelhante a um parasita que se alimenta da energia de outrem, sobrevive exaurindo a energia luminosa de sua mulher. As mais diversas mulheres também tem destaque no livro, da feminista à publicitária, da madame à lavadeira – todas com charme, beleza e complexidade inerentes à condição feminina."

Comentários

Postagens mais visitadas