Salvador recebe Mostra Nacional de Negras Autoras dias 21 e 22 de janeiro




Tocador de vídeo
00:00
00:58
Mais de 20 mulheres negras – artistas, compositoras, poetas – estarão reunidas durante dois dias, em Salvador, para a I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras Autoras, produzida pela cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna e da poeta/cantautora brasiliense Tatiana Nascimento. A mostra acontecerá na Casa Preta, bairro do Dois de Julho e ingressos serão vendidos a R$5 no local (para cada dia), começando às 16h.
A Mostra Palavra Preta tem como objetivo ser mais um espaço negro de confluência, compartilhamento e visibilização do protagonismo de artistas afrobrasileiras com ênfase na produção cultural poética, musical, performática e plástica. Na ocasião, comidas serão vendidas pelo projeto La Frida e terá também exposição da artista, Annie Gonzaga.


tatiana nascimento
Tatiana Nascimento Foto: Priscilla Bertolucci
“A primeira Palavra Preta traz pra Salvador a confluência do sonho de muitas que trouxeram, de longe e de antes, nossos passos até aqui: sendo donas da nossa voz, da nossa palavra, do nosso canto e de nossa poesia, alimentamos a nós mesmas, e nutrimos também umas às outras” – Tatiana Nascimento. 
As organizadoras pretendem lançar um olhar crítico ao silenciamento e invisibilização que historicamente tem sido impostos às mulheres negras e seus fazeres culturais. Por meio do encontro, serão postos em diálogo – através das diversas artes – os papeis subalternos, exotizados, e/ou estereotipados associados às mulheres.
Luedji Luna
Luedji Luna – Foto Joice Prado
“Com Palavra Preta materializamos uma recusa frutífera e criativa aos lugares rasos que o racismo, o cissexismo, a lesbofobia, o classismo nos destinam: ao mercado artístico que nos carnavaliza, à mídia corporativa que exibe nosso sangue como troféu, respondemos com nossa própria voz, nossa própria canção, nossa própria poesia” – Tatiana Nascimento.

Confira a programação:

Dia 21/1 – Sábado
Compositoras:
Alexandra Pessoa
Aline Lobo
Aryani Marciano (SP)
Tatiana Nascimento (DF)
Emillie Lapa
Zinha Franco

Poetas:
Cidinha da Silva (MG)
Maiara Silva
Natália Soares
Sol (Dricca Silva)

Dia 22/1 – Domingo
Compositoras:
Jadsa Castro
Verona Reis
Luedji Luna
Marília Sodré
Vanessa Melo
A Intêra

Poetas:
Lívia Natália
Jamile Santana
Sys Fagundes

SERVIÇO
I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras AutorasQuanto:
Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho)
Quanto: R$5/dia
Horário: 16h

Comentários

Postagens mais visitadas