Um Exu em Nova York em Rio Preto, SP, hoje, no Sesc

30/07/2019 - 00h30min

PRETAS PALABRAS

Bate-papo reflete obra de Cidinha Silva

Encontro Literário vai abordar temas importantes no atual cenário do País

Anderson Carvalho/DivulgaçãoColetivo Pretas PalaBRas realiza bate-papo nesta terça-feira
Coletivo Pretas PalaBRas realiza bate-papo nesta terça-feira
A luta e as dificuldades enfrentadas por negros, mulheres e grupos LGBT serão tratados durante um encontro literário realizado nesta terça-feira, 30, no Sesc Rio Preto, pelo coletivo Pretas PalaBRas. A ação faz parte de uma programação especial sobre diversidades culturais.
A ação fecha o mês de julho, período em que é lembrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado no último dia 25. A data tem o objetivo de chamar a atenção para as condições de vida das mulheres negras dessas regiões.
O bate-papo vai abordar temas como política, crise ética, racismo religioso, perda generalizada de direitos, em especial para mulheres, negros e grupos LGBT. Marcado para iniciar às 19 horas, o evento será aberto a toda comunidade.
Durante o encontro, a obra a ser discutida será o livro de contros "Um Exu em Nova York", da escritora mineira Cidinha da Silva. Publicado pela editora Pallas, em 2018, o livro apresenta uma perspectiva contemporânea e ficcional do cotidiano, principalmente sob a ótica de mulheres. A autora considera que esses são marcadores importantes do século 21 e classifica a obra como um livro-dínamo.
Este será o segundo encontro literário realizado pelo coletivo, promovido pela pasta Diversidades do Sesc. No mês de março, a obra abordada foi o livro de contos, da escritora Conceição Evaristo, "Insubmissas lágrimas de mulheres", publicado pela editora Mâle, em 2016.
Apesar das reflexões serem realizadas com base na obra literária, não é necessário ter conhecimento prévio das histórias para participar dos encontros. "As reflexões não se encerram no livro. Não é uma atividade sobre o livro, no sentido literal, mas sim sobre a linguagem, as nuances e temáticas abordadas", explica a poeta e produtora Mayara Ísis, integrante do coletivo.
"No livro, Cidinha parte das tensões provocadas pela percepção das religiões de matrizes africanas para desmistificar ideias negativas que são difundidas sem critérios na sociedade. Através dos personagens, traz ainda outros temas contemporâneos, como por exemplo a nova masculinidade.
Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, a autora é protagonista na literatura brasileira e possui forte engajamento com a causa negra e questões ligadas às relações de gêneros. Ela caminha em um cotidiano contemporâneo e ficcional sem perder de vista a urgência dos temas atuais.
Os encontros literários serão realizados uma vez por mês até novembro deste ano. Para os próximos bate-papos as obras a serem abordadas serão "Lupita Gostava de Engomar", da escritora mexicana Laura Esquival; "Calibã e a Bruxa", da italiana Silvia Fererici; "Cartas Para Minha Mãe", da cubana Teresa Cárdenas; e a coletânea Cadernos Negros - volume 41.
"Nessa seleção nós priorizamos mulheres negras e mulheres em geral. Decidimos dar esse destaque, pelo fato dessa literatura ser invisibilizada nos grandes espaços da cena literária", explicou Mayara.
O coletivo Pretas PalaBRas, que comanda o bate-papo, é uma junção de quatro mulheres negras que se uniram na resistência e luta contra o racismo e o machismo presente na sociedade, transformando dores e alegrias em resiliência e expressão de arte. São elas a artista visual e poeta Anna Claudia Magalhães; a poeta e produtora Mayara Ísis; a doutora em Linguística e poeta Yanelys Abreu (conhecida como Janys Cubanita); e a assistente social Silane Santana. O grupo foi criado em 2014 durante o evento Mulheres em Luta, mas no ano passado passou por uma reorganização e agora tem o elenco fixo.

Serviço:

  • Bate-papo Diversidade Cultura - Sesc Rio Preto. Terça-feira, dia 30, das 19h às 22 horas. Sala de Uso Múltiplo. Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas