Saiu a programação do Mix Literário 2019!!!


O Mix Literário chega em sua segunda edição num ano de luta contra a censura aos livros produzidos por LGBTQIA+ no Brasil. Para fazer frente a esse contexto, traremos algumas novidades. Esse ano, ocuparemos um importante espaço para o circuito de eventos literários, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Aproveitaremos a ocasião para afirmar a homossexualidade de Mário, comumente neglicenciada pelo meio acadêmico. Também homenagearemos Vange Leonel, figura fundamental na formação e visibilidade de uma arte lésbica brasileira. Outra novidade importante será a abertura de nossa programação para os livros de não ficção, jornalismo literário e quadrinhos, segmentos editoriais cada vez mais relevantes. Finalmente, apresentamos com muito orgulho o I Prêmio Mix Literário, que será entregue ao melhor autor do ano, durante a premiação geral do festival. Com isto, esperamos que o Mix Literário tenha uma abrangência cada vez maior e se torne um instrumento de resistência de nossa comunidade nesses tempos sombrios.
Alexandre Rabelo
Programação
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
14/11, quinta
19:30 – Vange Leonel e o amor que ousou deixar rastros
Nessa edição especial para o Mix Literário, o sarau “Um Quarto Todo Nosso” homenageia a escritora, cantora, compositora, jornalista e ativista Vange Leonel, relembrando seu legado na afirmação da diversidade, com música e poesia. Organização de Cristina Judar e Cecília Floresta. Com a presença de Angélica Freitas
15/11, sexta (feriado)
15:00 - Mário de Andrade longe do armário
Leitura ao vivo do conto “Frederico Paciência”, uma das obras em que o grande escritor modernista mais retrata sua homossexualidade. A leitura será realizada por escritores gays e terá microfone aberto.
17:00 – De mão em mão: dos zines aos livros artesanais LGBTQIA+
Com João Innecco, Juno Cipolla e Preto Téo
O objeto-livro tem se tornado cada vez mais precioso, sendo apreciado e produzido em sua visualidade como obra de arte. Das casas independentes às grandes editoras, dos poetas de rua aos artistas de slam, muitas são as produções artesanais que revelam essa tendência. Nessa conversa se encontram para debater os marcos e novidades no segmento João Innecco, poeta contador, editor das zines independentes Fumaça e Tinto; Juno Cipolla, que produz seus próprios livros de poesia como livros de processo de artistas plásticos; Preto Téo, poeta, slammer e produtor cultural, autor do livro EP, lançado pela Padê Editorial, importante casa especializada em livros artesanais.
19:00 - Sarau: negritudes LGBTQIA+, novas vozes
Este será um espaço dedicado exclusivamente à visibilidade da obra de novos autores negros, de diferentes segmentos e meios literários. Haverá também microfone aberto para os interessados.
16/11, sábado
15:00 – Narrativas abismais, subjetividades LGBTQIA+ entre prosa e poesia
Com Gabriela Soutello, Raimundo Neto e Rafael João
Alguns autores têm se valido de uma narrativa extremamente abismal, subjetiva, baseada em fluxos de consciência, imersões interiores e prosas poéticas para dar voz a novas formas de identidade dentro da diversidade. Para esta conversa, convidamos Gabriela Soutello, de “Ninguém vai lembrar de mim”, contemplado na 1a. edição do Edital de publicação de livros para estreantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Rafael João, autor de “Pelicano” e Raimundo Neto, de “Todo esse amor que inventamos para nós”, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura em 2018.
17:00 – Poesia e a desconstrução de fetiches normativos
Com Glauco Mattoso e Fabio Weintraub
Muito signos da sexualidade se cristalizam no cotidiano e reproduzem formas de violência simbólica. Alguns poetas, como o mestre reconhecido Glauco Mattoso, atuante há tantas décadas, sabem subverter e desconstruir os fetiches normativos em sua produção, pondo na delícia dos versos os novos e velhos desejos ocultos pela sociedade normativa. Para esta conversa, também convidamos Fabio Weintraub, poeta e professor colaborador da UFSCar, cuja obra também reflete essas questões.
19:00 – Sarau “Quanto mais escuro, mais os vaga-lumes brilham”
Sarau com a presença de autores da antologia escrita por LGBTQIA+ “A Resistência dos Vaga-lumes”.
17/11, domingo
15:00 - LGBTQIA+ nas histórias em quadrinhos
Com Aline Zouvi, Bruno Marcitelli e Mario Cesar Oliveira
Entre as novidades editoriais recentes ligadas a comunidade LGBTQIA+, encontramos a produção de histórias em quadrinhos. Seja representando personagens queer, seja aplicando esse olhar a outras questões sociais, esses quadrinistas têm conquistado novos traços, novas cores para o universo das HQ’s. Contaremos com a presença de Aline Zouvi, colaboradora da Folha de São Paulo; Mário César Oliveira, de “Bendita Cura”, projeto de Web quadrinhos vencedor do prêmio HQMIX 2019 em sua categoria, e Bruno Marcitelli, membro do coletivo Cia. dos Terroristxs, com quem colabora na criação de sua HQ “Ditadura Gay”, em processo de construção.
17:00 – Educação sentimental: literatura feita por LGBTQIA+ para jovens adultos (YA)
Com Vitor Martins, Thati Machado e Eric Novello
Com o boom das redes de leitores pela internet, fortaleceu-se um grande público leitor mais jovem, conectado, de onde despontam autores que têm publicado narrativas importantes na afirmação da diversidade. Os três autores convidados para essa mesa são exemplos fortes deste movimento: Vitor Martins, youtuber e autor de “Um milhão de finais felizes”, Thati Machado, autora de “Singular” e editora, fenômeno da plataforma Wattpad, e o autor e tradutor Eric Novello, de “Ninguém Nasce Herói”, livro em que descreve uma distopia sobre um grupo de jovens em face de um regime fundamentalista religioso.
19:00 - Cartografias literárias dos cantos escuros: becos, pistas e saunas
Com Marcelino Freire, Cristina Judar e Agnaldo de Assis Nascimento
A literatura feita por LGBTQIA+ tem traçado uma nova geografia urbana, revelando seus locais de descarte, seus desvãos e descaminhos. Essas trilhas que subvertem o corpo cotidiano. Essas figuras frequentam a noite e provam de uma existência onírica e suspeita, onde as identidades são difusas e esfumaçadas. Além da presença de Marcelino Freire, cuja obra amplamente premiada e estudada sempre traz essa paisagem, conversaremos com os autores Cristina Judar, que em seu recente romance “Oito do Sete”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, explora semelhantes cartografias, e Agnaldo de Assis Nascimento, que acabou de lançar seu romance de estreia “Horses”, espécie de epopeia de punk art, com pitadas queer, vencedor do 1o. Edital para publicação de livros de autores estreantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
18/11, segunda
19:00 – Da aventura ao terror, do cordel a fantasia: LGBTQIA+ e o trânsito entre os gêneros literários
Com Cidinha da Silva, Samir Machado de Machado, Santiago Nazarian
A literatura feita por LGBTQIA+ não assume um só estilo, uma só linguagem. Nem necessariamente é voltada para sua comunidade apenas. Os autores dessa mesa são exemplos marcantes de como um escritor pode transitar entre os gêneros literários clássicos, inserindo novos elementos como a brasilidade, a diversidade, questões existenciais e históricas específicas. Nessa conversa participam Cidinha da Silva (Prêmio Biblioteca nacional 2019 com Um Exu em Nova York), que explora vários gêneros que vão da poesia à fantasia; Samir Machado de Machado, que explora os gêneros de aventura clássicos com personagens queer, e Santiago Nazarian, que tem explorado o horror em suas narrativas de existencialismo bizarro.
19/11, terça
19:00 – Vozes na medida das ruas: LGBTQIA+ em obras de jornalismo literário e não ficção
Com Chico Felitti e Larissa Ibúmi Moreira
Um importante meio na luta pela visibilidade de LGBTQIA+ estigmatizados, ou de uma arte que poderia ser relegar a guetos, tem sido grandes trabalhos publicados na área do jornalismo literário e não ficção. Chico Felitti viralizou com sua reportagem sobre Ricardo, o “Fofão da Augusta”, história que depois amplifica no livro “Ricardo e Vânia“. Larissa Ibúmi Moreira retraça as origens do movimento de cantores trans nos últimos anos, de suas origens aos holofotes, em seu “Vozes Transcendentes”.
20/11, quarta - 16h
Lançamento de “A Idade de Ouro do Brasil”, novo livro de João Silvério Trevisan pela editora Alfaguara. Uma disputa de poder entre a convenção política e uma trupe de travestis exuberantes é o centro deste romance altamente profético e atual.
19h - CCSP - Entrega do Troféu Mix Literário
O Prêmio Mix Literário será um dos já célebres Coelhos de Prata, troféu recebido por profissionais LGBTQIA+ de diversas artes e outras áreas, durante a premiação geral do Festival Mix Brasil. Em 2019, será a primeira vez que o festival dará um prêmio para celebrar a melhor contribuição em livro para a comunidade LGBTQIA+ brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas