#Flip2022

Então não é Natal, mas estou na Flip. Queria fazer como o amigo Geovani Martins, certo ar de paisagem para algo relevante, mas inexorável, contudo, não é o meu caso. Sou uma autora de editoras pequenas e médias, as queridas Oficina Raquel, Pallas, Mazza Edições, Jandaíra, Martelo, Me Parió Revolução e Aquilombô, cinco delas criadas e dirigidas por mulheres. Só cheguei a uma editora grande de capital nacional em 2021, a Autêntica, da Rejane Dias. Estou contente por figurar nessa grande vitrine, é verdade, mas sem efusão demasiada. Por quê? Porque “demorô”! E cabe a pergunta por que tudo demora tanto para a gente? E quando chega “a nossa vez”, costuma ser a única e não se repetirá? Por ingratidão e “metideza”, responderão os mais afoitos. Do lado de cá, vocês me defenderão, pois sabem que sou fã e discípula de Serena Willians, e minha postura de recepção a esse lugar só poderia ser a serenidade da mestra. Vocês sabem como é. Venho insistindo que “a vez da gente” chegará mais rapidamente e deixará de ser a única, quando as instâncias de decisão forem pluralizadas, quando as vozes de quem manda forem também do pessoal das bandas de cá: da invisibilidade, das margens, dos que não são pardos afroconvenientes, das que pesquisam nas universidades as literaturas não-hegemônicas, do pessoal da esquerda... esquerda no sentido exúnico das matrizes afro-brasileiras, se é que vocês me entendem. Desse modo, não posso deixar de agradecer publicamente à equipe curadora desta Flip 2022 pelo convite. Obrigada, gente. Perguntaram o que espero desse “divisor de águas” na carreira. Neste texto de muitos sentidos, primeiro atentem a minha risada exúnica ao final das aspas das águas divididas. Como segunda parte da resposta, espero que Exu continue atuando, soprando as asas do tempo e pondo a vida para girar. Espero vender muitos livros na livraria oficial do evento e nos espaços alternativos. Temos 4 lançamentos previstos, pelas editoras Oficina Raquel, Pallas, Autêntica e Martelo. Quem sabe um lugarzinho na lista dos mais vendidos? Espero cintilar no mercado, o lugar das trocas e dos trânsitos regido por Exu, o senhor dos caminhos.

Comentários

Postagens mais visitadas