Oficina de Cidinha da Silva em São Paulo

Ementa: Os conteúdos ministrados na oficina articularão três temas, a saber: 1 - Uma mirada crítica sobre a personagem tia Anastácia e as motivações político-racistas de seu criador, Monteiro Lobato, a partir de excertos de sua correspondência a amigos eugenistas, compilados por Ana Maria Gonçalves. 2 - Comentários breves sobre personagens negros na obra de Ziraldo e nos quadrinhos produzidos no Brasil. 3 - Um olhar crítico sobre as africanidades e o personagem negro na literatura infantil feita no país pelas editoras convencionais, pelas editoras negras e pelas editoras de literatura periférica.

Comentários

Fabio disse…
Caríssima Cidinha, parabéns pelo blog!
Meu nome é Fabio, sou de Campinas-SP, e também abracei essa causa para desconstruir os argumentos daqueles que tentam desconstruir o racismo mais do que aparente nas palavras de Monteiro Lobato.
Sou estudante de Ciências Sociais e,durante um seminário de Antropologia sobre o livro Casa Grande & Senzala, de Giberto Freyre, citei algumas frases racistas de Monteiro Lobato, assim como os de Lombroso, Gobineau e assim por diante. Qual não foi minha surpresa quando o professor, ao final da aula, na discussão sobre o apresentado,repreendeu a mim e aos meus companheiros de grupo por defendermos a tese, claríssima, do racismo explícito transcrito nos textos de Ana Maria Gonçalves, com a velha desculpa do anacronismo.
Deve ser porque ele nunca foi sentiu na pele ou nunca sensibilizou-se com o drama de meninos e meninas traumatizados com o estigma que nos é imposto desde que nossos antepassados vieram, "por serem trazidos da África já como escravizados pelos próprios negros(apud Demóstenes Torres)".

Mais uma vez, parabenizo pelo excelente blog, vida longa a ti!

Abração, Fabio

Postagens mais visitadas