Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas - texto de Cidinha da Silva em nova montagem de Os Crespos


Esta atividade faz parte da

Estéticas da Periferia - Difundir e valorizar a arte e a cultura produzidas nas franjas da Cidade de São Paulo saiba mais

Lucelia-Engravidei
Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos.
Em um jogo, no qual a plateia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens, a peça cruza fragmentos de vidas, sem necessariamente confrontá-las, entregando para o público a linha que costura seus caminhos.

A Cia investigou as relações entre afetividade, Negritude, gênero e o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros, e elaborou uma “existência imaginada” que atenda também às necessidades emocionais do indivíduo. Dando à afetividade a mesma importância das lutas contra a segregação racial e a sobrevivência.

Foram entrevistadas 60 mulheres negras na cidade de São Paulo e à partir de seus depoimentos o espetáculo foi construído. Os vídeos com as entrevistas reais fazem parte da peça, que usa o tom confessional para falar de  família, beleza, alteridade e da saúde emocional dessas mulheres. 

Os Crespos
 é um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, por atores negros. Formo-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP e está em atividade desde 2005, na construção de um discurso poético que debata a sociabilidade do indivíduo negro, na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos.

Duração: 70 minutos / Sesc Campo Limpo

Não é necessário retirar ingressos.

(Foto: Divulgação) 

Comentários

Postagens mais visitadas