Cidinha da Silva no Ciclo de Literatura Contemporânea em BH, dia 13 de junho

Ciclo de Literatura Contemporânea começa nesta quarta-feira (11) em BH

Terceira edição do evento vai reunir poetas, escritores e artistas que vão se apresentar em seis diferentes espaços da cidade

Por CARLOS ANDREI SIQUARA
11/06/19 - 00h03
Enviar por e-mail
Imprimir
Elisa Lucinda
A escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda vai lançar seu novo livro "O Livro do Avesso: O Pensamento de Edite" nesta sexta-feira na Livraria Quixote
Foto: Caio Basilio/Divulgação
Propor um olhar para as escritas que transitam entre o centro e a periferia é uma das propostas do Ciclo de Literatura Contemporânea, que está em sua terceira edição e será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte a partir de amanhã com programação até o próximo sábado. Depois de uma primeira experiência em Brasília (2017) e outra em Recife (2018), o evento itinerante aporta na capital com formato maior, se comparado às iniciativas anteriores.
Dessa vez, o evento vai ocupar seis espaços diferentes da capital, onde poetas como Ricardo Aleixo, Nicolas Behr, Ana Martins Marques e Elisa Lucinda, entre outros escritores – a exemplo de Ana Maria Gonçalves, Cidinha da Silva, Marcelino Freire e o músico Siba –, vão debater temas ligados ao mercado editorial, à crítica e ao processo criativo. Para Izadora Fernandes, curadora desse projeto ao lado do poeta Renato Negrão, a descentralização vai facilitar a possibilidade de os encontros serem apreciados por públicos distintos.
“Nós notamos que quem vai ao Museu da Pampulha, por exemplo, não é o mesmo que vai ao Teatro Espanca!, onde também podem circular pessoas diferentes daquelas que frequentam o Sesc Palladium. E essa constatação faz parte de um aprendizado que tivemos a partir das edições passadas, em que as programações eram sediadas em um teatro”, observa Izadora.
Ao todo, serão realizadas nove mesas, sendo a primeira delas protagonizada pelos poetas Ricardo Aleixo e Nicolas Behr, que vão comentar suas trajetórias com mediação da especialista em literatura Duda Salabert, amanhã, no Brejo das Sapas. Izadora também destaca a presença de da premiada Ana Maria Gonçalves, que vai se apresentar, depois do bate-papo entre Marcelino Freire, Ana Martins Marques e Valeska Torres, no mesmo dia. 
“A Ana Maria Gonçalves vai falar, principalmente, sobre o livro ‘Um Defeito de Cor’, que, para mim, é um dos mais importantes publicados recentemente no Brasil. Outra mesa que acho muito especial é a que vai acontecer nesta quinta-feira, com Cidinha da Silva, Mariana de Matos e Célia Xacryaba. Cada uma delas tem uma experiência diferente na literatura e vai falar como se inserir nesse mercado, especialmente a partir da autopublicação”, completa Izadora.
Renato Negrão, por sua vez, destaca o diálogo entre Luiz Antônio Simas e Bruno Ribeiro, no dia 14, a ser realizado no Teatro Espanca! “Simas é um grande especialista em cultura negra africana e na história do Rio de Janeiro. Ele vai contar, com certeza, outra versão da diáspora do samba e da relação desta com a literatura e a música. Acho que será um bate-papo imperdível”, frisa Renato. 
Na sexta-feira, a poeta, atriz e cantora Elisa Lucinda vai lançar seu segundo romance, “O Livro do Avesso: O Pensamento de Edite”, na Livraria Quixote. Na ocasião, ela vai ler alguns trechos da ficção, que ela sublinha ser pautada, sobretudo, pela liberdade, seja dos pensamentos ou dos desejos.
“Este é um livro que considero libertador especialmente para a voz feminina, que ficou muito tempo aprisionada. Ele trata de muita história de amor, de erotismo, de uma maneira que ainda não havia tratado antes. Acho que este é um livro que fala bastante da liberdade do ponto de vista da escrita feminina, tão moralizada pelo homem, que durante muito tempo mandou nas letras”, diz Elisa. 
Agenda
O quê. Ciclo de Literatura Contemporânea.
Quando. De amanhã a sábado.
Onde. Diversos espaços; para programação completa clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas