Babá Sidnei Nogueira e Cidinha da Silva na Live "Gritos de Encruzilhada", hoje, às 23:00



Hoje, às 23:00, participo da live "Gritos de Encruzilhada", do professor e Babá Sidnei Barreto Nogueira. Uma alegria. Vamos falar do meu livro de contos "Um Exu em Nova York".

Quando do lançamento do livro, na montagem das atividades de divulgação em 2018, conversei com o mano Pedro Neto sobre meu desejo de apresentar o livro e trocar ideias com as comunidades religiosas de matriz africana. Desenhamos uma coisa bonita a ser feita na Av. Paulista, um dos pulmões da economia capitalista da América Latina.

Externei também meu temor pois meu livro de contos NÃO É UM LIVRO DE "RELIGIÃO AFRO" OU BASEADO NELAS, como muita gente pensa, equivocamente. Eu sou uma escritora, quem tem autoridade para falar das religiões, para discutir fundamentos, são as autoridades religiosas ou gente de dentro, autorizada pelas autoridades. Eu falo a partir daquilo que é nosso legado ancestral, que é bem comunitário, as tradições africanas que nos deram a vida e as africanidades que construímos.

Pedro ponderou que o Babá Sidnei seria o interlocutor perfeito para esse diálogo. Dois anos se passaram, o Exu já tem 3.500 exemplares em circulação, um prêmio importante (Biblioteca Nacional, 2019, categoria contos), milhares de leitoras e leitores, e muita alegria trazida para minha cabaça, muita água fresca e limpa para minha quartinha.

E hoje à noite vou feliz e agradecida bater cabeça aos pés de Pai Xangô, na seção virtual do Ilê de Babá Sidnei. Espero por vocês de coração aberto. Venham comer do nosso Amalá!

Comentários

Postagens mais visitadas