MUQUIFU - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos


Por Mauro Luiz da Silva

MUQUIFU: Museu dos Quilombos e FAvelas Urbanos, no Quilombo do Papagaio / Aglomerado Santa Lucia, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

MUQUIFO: Casa pequena... é um pardieiro, um lugar sujo, mal cuidado, depredado, bagunçado, mal frequentado. Uma espécie de casebre, uma pequena casa de gente pobre. Um barraco de favela.
Pode ser chamado de birosca, como um botequim frequentado por gente de "pé sujo". Também pode ser um armazem ou umaespécie de cortiço. 

Estou em processo de redaçao de uma pequena tese (monografia) para a conclusao de uma Laurea Trienale (Graduaçao), em Historia e Preservaçao do Patrimonio Cultural, na Universidade de Padova / Italia. Por isso resolvi montar um album no FLICKR com as fotos que mais representam aquilo que pretendo defender. As fotos sao um resumo de 12 anos de dedicaçao a um projeto pessoal que se tornou um projeto comunitario. A Caminhada pela PAZ no Quilombo do Papagaio sera a base do trabalho academico que pretendo apresentar no final deste periodo de estudos. Meu argumento principal sera a criaçao do Primeiro Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, para atender os moradores das mais de 190 favelas de Belo Horizonte e regiao metropolitana. A pergunta fundamental que tentarei responder neste breve estudo: EXISTE ALGUM PATRIMONIO CULTURAL A SER PRESERVADO EM UMA FAVELA? Posso arriscar outras pertuntas, também: AS FAVELAS SAO UM PATRIMONIO CULTURAL A SER PRESERVADO OU SAO UMA VERGONHA NACIONAL? QUAL E A FUNCAO DE UM MUSEU? PRESERVAR AS COISAS DO PASSADO OU INSPIRAR PARA COISAS NOVAS NO FUTURO? O método que optei utilizar é do afastamento absoluto do modelo aceito pela academia. Nunca desejei fazer parte de nenhum grupo fechado, como os “mestres” e “doutores” que conheci ao longo dos meus 35 anos de estudos. Quero ser apenas mais uma opiniao. Nao desejo convencer ninguém sobre minhas teorias. Nao me sinto dono da verdade, apenas vivo correndo em busca de encontra-la.

Diante do iminente extermínio das populações pobres, negras e faveladas do cenario urbano, escolhi fazer um confronto entre uma comunidade de Palermo, conhecida como ZEN de Palermo, e o Quilombo do Papagaio, que esta em vias de extinçao pelo Programa Vila Morta, da Prefeitura de Belo Horizonte. O tal programa é mais uma tentativa de eliminar os favelados, em sua maioria negros e pobres, da regiao central da cidade.

Quilombo do Papagaio: É aqui que eu amo. É aqui que eu quero ficar.
Pois não há á á! Lugar pra Negro, Pobre e Favelado em BH

Comentários

Postagens mais visitadas