Começaram as celebrações do 95º aniversário de Nelson Mandela na África do Sul


mandela aniversario
A África do Sul prepara-se para celebrar, Quinta-feira próxima, o 95º aniversário de Nelson Mandela, actualmente internado num hospital de Pretória. As manifestações especiais serão organizadas por todo o país e pelo mundo para celebrar esta jornada.

Entretanto a equipa sul-africana da Primeira Liga de Futebol "Supersport" deu o arranque das celebrações, Domingo, dedicando a Nelson Mnadela a sua vitória por 2-0 diante do clube inglês de Manchester City. "Para nós, tratava-se de jogar para o homem maior do mundo que a terra já conheceu. Quero dizer Nelson Mandela", declarou à imprensa o treinador do Supersport, Cavin Johnson.

O antigo Presidente Thabo Mbeki deu igualmente a esperança aos Sul-africanos no fim de semana, anunciando que Mandela, que está a ser tratado por uma infecção pulmonar, "poderá sair (do hospital) brevemente".

De igual modo, o Centro Memorial Nelson Mandela lançou as actividades comemorativas do aniversário de Mandela com uma visita, Domingo, à escola Bertrams Junior de Joanesburgo. Sello Hatang, director-geral do centro, convidou igualmente todos os Sul-Africanos a manter vivo o espírito altruísta de Mandela.

"O presente que se lhe pode oferecer é educar as crianças e melhorar a qualidade do ensino, permitir às crianças aceder à educação de que necessitam", disse Hatang.

O Presidente Jacob Zuma marcará o Dia de Mandela pela entrega oficial de casas a uma comunidade branca pobre de Pretória. O tema para o Dia Internacional Nelson Mandela de 2013 é "Agir, Inspirar a Mudança, Celebrar o Dia de Mandela" e destaca a segurança alimentar, o alojamento e a educação.

Comentários

Postagens mais visitadas