Livros lidos em 2020
OUTRAS LEITURAS DE 2020
As demandas de leitura por integrar o júri de concursos literários e o início da quarentena diminuíram meu ritmo de leituras que estava muito bom. No primeiro deles, o do Prêmio Sesc 2020, li 100 originais de romances inéditos, para escolher , junto com outras duas colegas, quatro obras que passariam à etapa seguinte de seleção.
Veio então a curadoria, produção e ancoragem de 13 edições do programa-web Almanaque Exuzilhar (disponível no Youtube) como estratégia de sobrevivência à pandemia, o convite para integrar o júri do Prêmio Jabuti 2020, o aceite e 82 livros de crônicas para ler e dar notas classificando os dez primeiros que passariam à etapa seguinte de seleção.
Posteriormente, aceitei convite para integrar o júri do Prêmio Mix Literário 2020 (categoria inéditos), ao lado da querida Amara Moira e do querido Marcelino Freire. A princípio seriam cerca de 100 obras, mas recebemos 268 originais de livros de poemas, contos, crônicas e também romances para avaliação.
Cumpre dizer que os livros mais interessantes que li entre os 450 títulos que tive oportunidade de avaliar neste ano, foram os do Prêmio Mix Literário. Apenas um livro foi premiado, mas eu poderia indicar outros nove com muita tranquilidade. Por esta razão, inclusive, sugeri aos promotores que, no próximo ano, organizem as inscrições e premiação por gênero literário e tenham mais gente trabalhando nas comissões de seleção.
Comentários