Literatura Futebol Clube

Cidinha da Silva A primeira história infantil contada por meu pai é repetida até hoje. Por conta dela torcemos pelo Atlético Mineiro lá em casa. Como meu pai é de 1942, o fato deve ter ocorrido em meados da década de 1950. O velho, bom de bola, inscreveu-se para teste no Cruzeiro, Palestra Itália, àquela época. Mesmo tendo sido o primeiro a chegar, os demais meninos fizeram o teste antes dele. Quando finalmente chegou sua vez, o coordenador da seleção chamou-o com um seco “vem aqui” e quando meu pai, então menino, se aproximou, o homem cuspiu no chão, quase acertando o pé dele e disse apontando a rua: “Chispa daqui antes que seque”. Quem é mineiro conhece bem os usos do verbo “chispar”. Ele manda que a saída de determinado lugar seja imediata. Mas minha identificação com o Galo se deu também pela alegria, eu vi Reinaldo jogar, e quem viu Reinaldo em campo, foi, como eu, inexoravelmente tocado pela magia do futebol. Cidinha da Silva é escritora, autora de Um Exu em Nova York e Os nove pentes d’África. https://www.bienaldolivro.com.br/literatura-futebol-clube/

Comentários

Postagens mais visitadas