Componentes do livro novo (1)


Por Cidinha da Silva
Anunciei na semana passada o livro novo. Decidi agora fazer um diário não tão periódico de sua feitura. Dessa forma pretendo compartilaro o processo e minhas ideias sobre composição de um livro e edição.
Um editor ou editora antenado e participativo e que, acima de qualquer coisa, tenha o êxito do livro como horizonte maior, é fundamental para que tenhamos uma boa obra. Meu editor no processo deste livro já deu algumas sugestões preciosas que melhoraram minhas propostas iniciais.
Nós, autoras e autores, por vezes temos conexões por demais afetivas com alguns textos e isso nos impede de ver, por exemplo, como o destaque a alguns deles pode deixar a obra datada. Isso ocorreu comigo no livro que ora produzimos. Queria um texto inteiro para a 4a capa, não um excerto de crônica. Escolhi uma pequena que trata de um tema muito atual, uma das melhores do livro. O editor, sabiamente, alertou-me que o texto selecionado deixaria o exterior do livro datado. Imediatamente concordei, acatei e busquei um texto que pudesse substituí-lo. Ficamos ambos satisfeitos com a nova escolha.
Como se trata de editora de pequeno porte, na condição de autora tenho muita autonomia, sou ouvida e consultada em todas as decisões
Dialogamos também em relação à minha apresentação na orelha do livro. O editor mudou a ordem das frases, de modo a constituir uma cronologia sem idas e voltas, já que eu havia adotado um modo de escrita em que citava datas. A partir do reordenamento feito, resolvi eliminar informações, precisei termos e incluí algo importante que havia escapado. Pronto! Temos uma apresentação objetiva e eficaz tramada a quatro mãos.
Pensei em um escritor-bala para fazer a outra orelha. Apresentei o nome ao editor que gostou da possibilidade. Convidei o escritor e ele aceitou. Vamos ver agora o que escreverá.
A orelha (nessa opção que fizemos) é uma apresentação da obra ao mundo que folheia o livro e nem sempre lerá o prefácio para saber do que se trata. Tem o objetivo de seduzir o leitor para a leitura do livro.
Assim, conto a vocês que continuamos trabalhando na capa e no conteúdo, mas já temos definições das orelhas e 4a capa.
Até o próximo boletim.

Comentários

Postagens mais visitadas