Cidinha da Silva em cinco atividades literárias no Rio de Janeiro, de 03 a 05 de setembro
Amigas, amigues e amigos do Rio de Janeiro, espero encontrar vocês no período de 03 a 05 de setembro, quando desenvolverei cinco atividades na cidade, em diferentes locais e horários.
Aprendi com o pessoal da literatura perférica, que a gente que joga nas onze posições, escreve, edita, produz, carrega livros de um lado para o outro, faz a obra circular e ainda tem que fazer essa parte chata e trabalhosa de divulgação dos eventos que a gente cria e também de outros, para os quais somos convidadas, — e ainda tem que responder à pergunta “o que fazemos para formar leitores”? — que é preciso diversificar as atividades. Principalmente, se quisermos alcançar públicos distintos e maiores.
E nesses nossos esquemas de divulgação, mambembes, muitas vezes, logramos ter sete pessoas num evento literário (contabilizando a mediadora, a editora e a autora), dez pessoas, três… eu já tive uma única pessoa num lançamento em livraria da minha cidade, Belo Horizonte, não é Dôra Rosa? E olha que até saiu matéria em jornal do dia. Canso de fazer eventos em livrarias, aos quais comparecem três, quatro, cinco pessoas. É cansativo, frustrante, mas, insisto, em nome da grande alegria de ter meus livros à disposição nesse elo fudamental da cadeia do livro.
Fico deveras irritada quando alguém que abriga um evento quer exclusividade, ora, arrume formas de lotar a casa, cuide primorosamente de uma divulgação efetiva e depois disso podemos conversar. Enquanto isso não acontece, vamos fazendo um pingadinho aqui, outro ali, que é o que tem dado certo, haja vista que não arregimentamos multidões e também porque sabemos que as pessoas que frequentam um espaço não vao necessariamente a outro, por questões de comodidade de deslocamento, ambiente metido a seletivo, entre outros motivos. E na real, contamos mesmo com as amigas, amigues e amigos que nos ajudam a divulgar o que inventamos.
Desse modo, quem quiser me ver e acessar meus livros, tem cinco oportunidades em três dias. Apareça em pelo menos uma delas e, se possível, divulgue em sua rede. Desde já, agradeço.
DIA 03/09, às 19:00
Bienal do Livro do Rio de Janeiro (Espaço Arena sem Filtro)
DIA 04/09
16:00 — Gabinete da Deputada Federal Talíria Petrone numa roda de conversa com a cineasta Yasmin Thayná
19:30 — Roda de conversa sobre a 2a edição do livro #ParemDeNosMatar! e sobre minha trajetória literária com as pesquisadoras Amana Mattos e AnaFabi Nhopi (Fabiana de Pinho).
Dia 05/09
14:00 — Roda de conversa no Departamento de Literaturas Africanas (UFRJ -Fundão) com a professora Vanessa Ribeiro e Luciene Lacerda
20:00 — Roda de conversa e sessão de autógrafos do livro #ParemDeNosMatar na Casa Das Pretas, com o apoio luxuoso das coletivas: Mulheres que escrevem; Revista Brejeiras e Oficina De Escrita Para Mulheres
Vem com a gente! Apoie a divulgação. Agradeço muito.
Comentários