Uma leitura de Um Exu em Nova York



Esta é a leitura do Exu feita por Cristina Bispo, de 31 anos. Ela está redescobrindo que adora ler. Faz parte do projeto Adotando leitores. https://adotandoleitores.blogspot.com/2020/04/um-exu-em-nova-york-de-cidinha-da-silva.html?fbclid=IwAR1l9XwkdClTfGKsm3hhMjxV-F1pV3ON1ftHkHfXhRSHx1XI0b9kFp0Rxno

O adotando leitores é um blog para registrar as primeiras leituras e o caminho das leituras seguintes. Aqui, os leitores são iniciantes ou têm pouco contato com a literatura. O percurso é de incentivo e descoberta, com registro das impressões sobre os livros.

O Adotando leitores acredita no caminho transformador da literatura.

Um exu em Nova York, de Cidinha da Silva
por Cristina Bispo

"Exu, bom falar sobre esse orixá. Esse é o primeiro livro que leio sobre essa religião, gostei de saber um pouco sobre ele, um tipo de linguagem que atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, dentre outras muitas atribuições.

A Cidinha, ao falar sobre os orixás, quer transmitir nova forma de comunicar entre eles, pois o Exu é só um andarilho, mensageiro, mas também um comunicador afeito à política.

Exu anda com as palavras, nas palavras e pelas palavras; além disso, Exu é alegre e conhece as dores e as tristezas que nos cercam.

Os contos falam do racismo e seus efeitos, enquanto revelam os sonhos, a tristeza, a dor, a falta de alegria, a alma de personagens que se aproximam da gente. O orixá reflete a conexão do divino com o terreno, por entender as aflições e desejos humanos, além de simbolizar a comunicação, a transformação, os caminhos e as escolhas e desafios de cada um frente às encruzilhadas da vida".

Comentários

Postagens mais visitadas