Como escolher uma boa editora?
É certo que uma editora precise ter ótimos profissionais que cuidem de todas as áreas de produção dos livros que comporão seu catálogo; de excelentes serviços gráficos e de alguma estratégia para colocar os livros em circulação. Contudo, à pergunta “o que caracteriza uma boa editora”, devemos associar outra”, “para quem”?
A ponte que une as duas pontas pode ser feita pelo PLANO DE VOO de cada autora ou autor, ou seja, pelo desenho de suas metas e objetivos para um livro ou mesmo para sua carreira. Isso a/o ajudará a escolher a editora adequada ao projeto.
Por outro lado, a editora também traça seu perfil de boas autoras e autores. Há editoras especialmente interessadas em revelar talentos, jovens ou maduros, outras não. Tudo é legítimo. Na atualidade é muito comum que as editoras avaliem a capacidade de articulação pública das autoras e autores que pretendem publicar. Vejam esse exemplo: duas jovens autoras seriam contratadas para organizar um livro. Reza a lenda que quando a empresa viu o pequeno número de seguidores de uma delas nas redes sociais, desistiu. Contratou apenas a que tinha muitos seguidores. Sinal dos tempos.
Qual é sua expectativa em relação às editoras? Conta pra gente nos comentários ou no formulário
https://docs.google.com/forms/d/1yoePWLukdvl0RYFf9LmFqy3bkVpg4lcyqxg9AmlHpI4/edit?ts=63f60316
Comentários