Como publicar?

Depois que você decidir porque quer publicar, precisa definir como fazê-lo. Muitas escritoras e escritores consagrados começaram publicando o próprio livro; isso não constitui demérito para ninguém. Foi assim com Drummond, Lygia Fagundes Telles (o pai financiou a primeira tiragem quando ela ainda era adolescente), Elisa Lucinda, Edimilson de Almeida Pereira. Eu também paguei pela publicação do meu primeiro livro. Depois de orçá-lo em duas editoras, constatei que o dinheiro que eu dispunha não seria suficiente para pagar pelo o selo de uma casa editorial. E obter o selo da empresa, não significava compor o catálogo da editora, ou seja, não seria sinônimo de ser trabalhada como autora da casa, como eu gostaria. Diante das limitações orçamentárias e considerando que eu tinha algum conhecimento sobre o processo de feitura de livros, contei com a ajuda vária de amigues (empréstimo de dinheiro, recomendação de prestadores de serviços, leitura crítica e conselhos acertados), para contratar uma revisora, uma diagramadora e para chegar a uma boa gráfica. Como alternativa à falta de dinheiro para estampar uma ilustração bonita na capa, escolhi um vermelho-sangue no próprio catálogo de cores deles. Imprimi mil exemplares do livro de crônicas “Cada Tridente em seu lugar”. Consegui esgotá-los em dez meses e a segunda edição foi feita pela querida Mazza Edições. Mas esse já é um papo do capítulo de “circulação de livros”. Vem pra um aulão do VOZES INDEPENDENTES NO MERCADO EDITORIAL no mês de março e te conto como consegui colocar mais de 300 mil exemplares de meus 20 livros em circulação. É só clicar no formulário e seguir as instruções https://docs.google.com/forms/d/1yoePWLukdvl0RYFf9LmFqy3bkVpg4lcyqxg9AmlHpI4/edit?ts=63f60316

Comentários

Postagens mais visitadas