Sobre-viventes! Os créditos da obra.


Por Cidinha da Silva

Sobre-viventes! É meu nono livro de literatura, publicado no ano em que comemoro 10 anos de carreira. Sim, os números são importantes. São demarcadores do tempo e do espaço, sinalizadores da trajetória. Inclusive os números de que se perde a conta.

É um momento de muita alegria divulgar um livro novo, reunir pessoas para comemorar esse nascimento. Colocá-lo em circulação, com esse primeiro empurrãozinho, tão necessário para criar um clima de placenta que o fortaleça quando estiver só.

Sim, é um nascimento. Não de um filho, evento mais grave e mais bonito, mas, de um livro de literatura, um trabalho de arte.

A casa editorial é nova, a Pallas Editora. Uma honra, uma alegria compor o grupo de autoras e autores de uma editora que há 50 anos faz circular a cultura negra brasileira, com atenção especial às religiões de matrizes africanas. Agradeço pela confiança e acolhida.

Mas, aviso à Mazza Edições, primeira e queridíssima editora, que só a abandono no dia em que ela não me quiser mais.

Sobre a capa, gostaria de dizer que foi inspirada em uma das fotografias que mais me impactaram na vida. Uma imagem bela e forte da greve dos garis que movimentou o Rio de Janeiro em 2014 e escancarou um Brasil negro e quilombola.

Em uma das orelhas me apresento, em outra apresento o livro, o contexto em que foi feito. Eu mesma resolvi fazê-lo, como declaração de autonomia e senioridade no caminho que escolhi.

O prefácio luxuoso é da poeta Lívia Natália, que, generosamente aceitou fazê-lo num momento conturbado da vida, sem tempo, e quando nem me conhecia direito. Leu o original com vagar e atenção, pescou as pérolas e apresentou-as ao público. Obrigada, Lívia.

O livro tem também um posfácio, dessa feita do poeta Du Oliveira, que assinou como Eduardo Oliveira. Ele, Duda, o irmão de tempos imemoriais.  Gracias.

O dia do primeiro lançamento e o local não poderiam ser melhores. 13 de maio, aniversário de nascimento do taurino Lima Barreto (1881-1922), dia do Sobre-viventes! colocar a cara no sol (na lua)  na Katuka Africanidades, parceira querida, em Salvador.  Com comidinhas e bebidinhas, como manda a tradição.

E vai rolar sorteio de livros para o povo de Oyá! Venham todos! Do reino das tempestades e raios. De todos os reinos.

SERVIÇO
O QUE: Lançamento do livro novo de Cidinha da Silva, Sobre-viventes! (Pallas, 2016)
ONDE: Katuka Africanidades (Praça da Sé, n.01, em frente à cruz caída. Centro Histórico, Salvador)
QUANDO: 13 de maio de 2016, às 18:00
INFORMAÇÕES: 71 - 33221634


Comentários

Postagens mais visitadas