Racismo no Brasil e afetos correlatos pelos olhos do leitor Rafael Mussolini



"Racismo no Brasil e Afetos Correlatos (Conversê Edições, 2013) de Cidinha Da Silva é um livro de crônicas que nos convida para uma conversa. A leitura é tão fluida quanto densa em relação ao traçado que o livro se compromete a fazer. Cidinha pega temáticas muitas vezes corriqueiras, do dia a dia e explora seu DNA. Vai da política à novela com o mesmo nível de análise. Racismo, sexismo, homofobia, desigualdades sociais, crises perpassam os textos nos mostrando como as entrelinhas são esconderijos para perpetuação de intenções e manutenção de privilégios. Consegue fazer um desenho de como as relações de poder perpetuam em nosso país em um plano que sabe trabalhar nos detalhes.

A diversidade está presente no livro a todo tempo e a cada descrição das diversas belezas que também compõe o nosso país. De lutas por representações que estão chegando à TV porque muita luta foi traçada. De um povo que tem uma cultura forte e que resiste apesar de sua falta de tato com a valorização da memória social e coletiva.

Cidinha fala de si e de um Brasil recente que já deixa saudades. Fala de nós que apesar de tudo chegamos a universidade e estamos vencendo. Fala de um país pré-golpe de 2016 e que ainda não tinha noção do que estava por vir."

Comentários

Postagens mais visitadas