Sobre os correios, a greve e o funcionamento dos serviços postais desde o início da quarentena


Vou escrever umas coisinhas aqui pra facilitar minha vida no sentido de copiar e colar esse textinho todas as vezes que as dúvidas surgirem (e para evitar que virem reclamações ameaçadoras que antecedem a ferocidade).

É o seguinte, minha gente, antigamente, no tempo anterior à pandemia de Covid-19, os correios anotavam todos os passos do processo de envio de impressos módicos, a saber: postagem do pacote na agência, entrega para a agência local de processamento e distribuição, envio pra alguma agência intermediária, chegada à agência de processamento do destinatário, entrega à agência do destinatário, saída para entrega na casa da pessoa, entrega/recepção, devolução por algum motivo sempre explicitado. No meio do caminho a correspondência podia sofrer extravio (algo raro), o carteiro podia ser assaltado ou outro sinistro podia ocorrer e isso era devidamente registrado.

Ocorre que, devido à falta de funcionários (muita gente licenciada por ser grupo de risco ou por ter pessoas nos grupos de risco em casa, o mesmo acontece com os bancos), os serviços foram reduzidos àquilo que se considera essencial. O pessoal interno, então, não tem tido mais condição de atualizar informações sobre o trajeto de um objeto registrado. Têm sido registrados dois momentos: a entrada o objeto nos correios e o momento em que a correspondência sai da agência de recepção local do destinatário para a bolsa do carteiro, ou seja, todo o meio de campo do registro foi suspenso.

Bem, isso não resolve o descontentamento das pessoas pela demora na entrega falta de informações agravada pela (justa) greve dos correios. É justo também quando algumas pessoas queiram devolução do dinheiro ou envio de novos livros (que serão submetidos ao mesmo processo já descrito). E a gente devolve ou reenvia, é só falar, manso, por favor, educadamente. Não precisa ameaçar com disputa na seguradora ou tom de "se você não resolver logo vou pro pau".

Guardem as energias de vocês pra batalhas grandes (e não são poucas nessa quarentena). Eliminem os tons ameaçadores, eles são desnecessários por aqui. A gente resolve qualquer problema bem rapidinho porque a gente tem coisa grande e importante para se preocupar. Guardem os urros e ameaça de murros (exagero pra rimar e dar um efeito especial) pra outros momentos e locais. Obrigadinha.

Comentários

Postagens mais visitadas