Um Exu em Nova York, livro-dínamo


 Em setembro de 2018, 1.500 exemplares de Um Exu em Nova York, meu primeiro livro de contos, editado pela Pallas, foram postos nas ruas. O livro ganhou mentes, corações, fãs, prêmio e depois de sete meses e muita alegria, o reimprimimos. Dispusemos mais dois mil exemplares às pessoas.  A partir dali, em um ano e meio esgotamos a primeira reimpressão. Em setembro deste ano da graça da Covid-19, colocaremos a segunda reimpressão nas ruas, mais três mi exemplares, de olho no tri.

Estamos em festa, especialmente porque esta é uma conquista que acontece sem que a crítica literária dê ao nosso trabalho a atenção merecida; sem gozar de espaço nas vitrines das livrarias (só uma coisinha ou outra na época do lançamento); sem matérias nas páginas de literatura dos jornais que ainda mantêm caderno 2; sem ter entrado (ainda) em qualquer programa institucional de aquisição de livros; sem grandes, médios ou pequenos espaços na mídia hegemônica; sem agente literária; sem uma assessoria de imprensa específica bancada pela autora para colocar o livro nas mãos (e nas graças) da imprensa especializada e dos mega-influenciadores de leitura na TV.  Até as feiras presenciais, nas quais vendíamos volume significativo de livros, a pandemia nos tirou, mas, apesar de tudo, nos levantamos e cantamos, como ensinou Maya Angelou.

Levantar e nos mantermos de pé são técnicas de guerrilha, cantar e celebrar são técnicas de encantamento da vida. Desse modo, celebramos 6.500 exemplares de um livro nas ruas no período de dois anos. 

Agradecemos à imprensa miúda que se ocupa de destrinchar e de fazer circular nosso trabalho, aos clubes e coletivos de leitura, às nano-influenciadoras digitais, às professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, aos livreiros de quebrada, aos programas literários de pequeno alcance, às escolas e bibliotecas comunitárias que compram nossos livros, às leitoras e leitores que adquirem  os livros, leem, comentam, emprestam-nos  para outras pessoas; agradecemos às mediadoras e mediadores leitura que espalham conhecimento sobre nossas obras. Estendemos o  agradecimento de sempre às amigas e amigos que correm junto com a gente. Vocês não nos deixarão morrer sem sermos notadas, mais do que isso, junto com vocês, nós também escrevemos a história editorial deste país. Vivas à gente e à nossa tenacidade.

Comentários

Postagens mais visitadas