Batucadas na Praça e O Cheiro da Feijoada, com Iléa Ferraz
Batucadas na Praça.
Inauguração: sexta-feira, dia 7/11, a partir das 18h 30min,
continuando toda primeira 6ª feira de cada mês.
Preço: de graça.
Praça dos Estivadores: Rua Camerino, em frente ao número 60, Saúde
Tel. 21-2516-2692 / 21-2516-2176
Lançamento do jornal Batucadas Brasileiras:
Data: sábado, dia 8, a partir das 13h.
Preço: R$ 15.
Local: Rua Camerino, 60, Saúde. Tel. 21 - 2516-2692,
feijoada + roda de samba + exposição dos pintores da CAPA (Casa dos Artistas Plásticos Afro-brasileiros) + Nelson Sargento + Dominguinhos do Estácio + Heitor dos Prazeres + a Turma do Estácio + cineasta Zózimo Bulbul, que exibirá, às 12h30min, seu filme Zona Carioca do Porto, um média-metragem de 28 minutos, que retrata a importância da Zona Portuária para a cidade do Rio de Janeiro + atriz Iléa Ferraz que apresentará para o público a peça O Cheiro da Feijoada + Orquestra de Percussão Robertinho Silva.
Batucadas na Praça - Na primeira sexta-feira de novembro, dia 7, às 18h30min, o grupo Batucadas Brasileiras - Orquestra de Percussão Robertinho Silva dará início a uma série de shows batizados de Batucadas na Praça. As apresentações acontecerão nas primeiras sextas-feiras de cada mês, em um palco montado na Praça dos Estivadores, na Saúde, local onde fica a sede do projeto.
No palco, estarão os jovens músicos formados pelo projeto Batucadas Brasileiras, acompanhados pelos mestres Robertinho Silva e Carlos Negreiros e pelo cantor e compositor Aleh Ferreira. O repertório incluirá ritmos variados como Samba, Maracatu e Congado e músicas inéditas do Batucadas, além de releituras de grandes compositores como Pixinguinha e Capiba, incluindo uma nova composição feita por Moacyr Luz exclusivamente para a Orquestra de Percussão Robertinho Silva. O show será gratuito e contará com a participação do Afoxé Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro.
Jornal Batucadas Brasileiras - No dia seguinte, sábado, 8 de novembro, será lançado o jornal Batucadas Brasileiras. A publicação mensal, editada pelo jornalista e presidente do Instituto Bandeira Branca, Maurício Nolasco, veicula matérias e artigos sobre música popular, cultura afro-brasileira e responsabilidade social. A edição deste mês traz uma crônica do sambista Moacyr Luz, o perfil da atriz Zezé Motta e uma entrevista com a cantora Margareth Menezes. O jornal Batucadas Brasileiras tem tiragem de 15 mil exemplares e pode ser encontrado em livrarias e vários pontos culturais do Centro e da Zona Sul da cidade.
Na ocasião, também será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o IBB e o Afoxé Filhos de Gandhi, para a realização do projeto de restauro do prédio em frente à praça dos Estivadores, rua Camerino, 07/09. O prédio pertence ao governo do Estado do Rio de Janeiro e foi cedido ao Afoxé Filhos de Gandhi há mais de 10 anos. O IBB elaborou o projeto Centro de Cidadania Afoxé Filhos de Gandhi para a restauração do prédio, com o objetivo de desenvolver no local vários módulos de projetos socio-culturais ligados à preservação e dinamização da cultura negra do Rio de Janeiro.
O evento será celebrado com uma feijoada e uma roda de samba, a partir das 14h, na sede do Batucadas, que fica na Rua Camerino 60, e contará com uma exposição dos pintores da CAPA (Casa dos Artistas Plásticos Afro-brasileiros), com as presenças dos sambistas Nelson Sargento, Dominguinhos do Estácio, Heitor dos Prazeres e a Turma do Estácio, do cineasta Zózimo Bulbul, que exibirá, às 12h30min, seu filme Zona Carioca do Porto, um média-metragem de 28 minutos, que retrata a importância da Zona Portuária para a cidade do Rio de Janeiro, e da atriz Iléa Ferraz que apresentará para o público a peça O Cheiro da Feijoada, de Thomas Bakk, com direção e interpretação da atriz e a participação do músico Rafael Duvalle. E da Orquestra de Percussão Robertinho Silva. O ingresso para a feijoada e a roda de samba custa R$ 15.
Projeto Batucadas Brasileiras - Criado há três anos, o projeto é resultado da união do baterista Robertinho Silva e do percussionista Carlos Negreiros, que pretendiam formar uma Orquestra de Percussão característica do Rio de Janeiro. O que só foi possível com o patrocínio da PETROBRÁS, envolvendo alunos da rede pública de ensino e jovens em situação de risco social. A iniciativa foi o ponto de partida para uma série de ações do IBB, entidade civil sem fins lucrativos, que pretende contribuir para uma nova forma de inclusão social na Zona Portuária. "Acreditamos no enorme potencial da cultura como agente social. Nossa meta é introduzir jovens talentos no mercado musical, oferecendo a eles alternativas de ocupação imediata e dando um sentido prático de cidadania. Todos os 30 alunos formados na primeira turma do projeto Batucadas estão vivendo de música atualmente. Isso é muito gratificante", diz o coordenador do projeto, Maurício Nolasco.
Comentários