Solano Trindade recebe homenagem durante a Feira do Livro de Porto Alegre
(Texto de divulgação). "O pernambucano Solano Trindade, no ano de seu centenário de nascimento, recebe homenagem na Feira do Livro de Porto Alegre, através de uma visita à sua obra poética acompanhada musicalmente por maracatus e músicas de compositores nordestinos, executadas pelos músicos: Djâmen, Onã Abiasé, John Silva e pela cantora Glau Barros, já os poemas serão apresentados por Vera Lopes e Sidnei Borges.
Quem foi Solano Trindade?
Solano Trindade era poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista. Nasceu no dia 24 de julho de 1908, no bairro de São José, no Recife, capital de Pernambuco. Além de grande poeta negro, Solano foi um lutador, defensor incansável da liberdade.
Um de seus poemas mais conhecidos, “Tem Gente com Fome”, foi musicado em 1975 pelo grupo Secos & Molhados. A música foi proibida pela censura, sendo resgatada e gravada em 1980 por Ney Matogrosso, no álbum “Seu Tipo”. Mas, por causa desta música, em 1944, Solano foi preso e teve o livro “Poemas de uma Vida Simples” apreendido. Além disso, em 1964, um dos seus quatro filhos, Francisco Solano, morreu numa prisão da ditadura militar."
SERVIÇO:
O que: Solano Trindade – o poeta do povo, nas vozes de Vera Lopes, Glau Barros, Sidnei Borges acompanhados pelos músicos Djâmen, Onã Abiasé e John Silva.
Quando: 07/11/2008, às 20:00.
Onde: Teatro Sancho Pança – Armazém B do Cais do Porto.
Comentários