Eleitoras/es de BH podem escolher proposta para revitalizar o Mercado de Santa Tereza
(Texto de divulgação) "A população belo-horizontina já pode escolher, pela internet, a nova utilização do Mercado de Santa Tereza. As três propostas habilitadas para a revitalização do espaço onde funcionou o Mercado, na região Leste da capital, foram apresentadas, nesta segunda-feira, dia 3, no auditório do Espaço Municipal da Prefeitura e estão disponíveis para a consulta pública e escolha no portal da Prefeitura www.pbh.gov.br.
Os projetos habilitados são “Mercado Cultural de Santa Tereza” – elaborado pela Associação Galpão, Galpão Cine Horto, Grupo Giramundo, Galápagos e Agentz – “Mercado Mineiro de Santa Tereza – da Associação Comunitária do Bairro de Santa Tereza – e “Mercado de Santa Tereza - Centro de Artes, Cultura e Tecnologias Socioambientais” – projetado pelo Mundo Mico, Tambor Mineiro, Lume Ambiental e Instituto de Ensino Tecnológico.
A votação segue até o dia 5 de dezembro e vai ocorrer no mesmo formato do Orçamento Participativo Digital, em que a população escolhe, via internet, obras a serem executadas pela Prefeitura. O processo é acompanhado pela Auditoria Geral do Município, garantindo a confiabilidade e idoneidade da votação.
Toda pessoa com domicílio eleitoral em Belo Horizonte terá direito a um voto, que será recebido exclusivamente pela internet. Para votar, o eleitor deve preencher os dados do número do título e da zona eleitoral. O resultado será conhecido no dia 5 de dezembro, como parte das comemorações pelo aniversário de 111 anos de Belo Horizonte. Além de receber a autorização para se instalar no espaço, o empreendimento vencedor receberá uma premiação de R$ 30 mil.
Concurso:
O concurso para escolher o projeto a ser implantado no mercado foi criado com o objetivo de definir, de forma democrática e com ampla participação popular, o novo uso do local. A proposta vencedora terá que ser auto-sustentável financeiramente e preservar as particularidades do bairro, marcado pela forte vocação cultural.
Os projetos inscritos foram analisados por uma comissão julgadora formada por integrantes da administração municipal e representantes da sociedade civil – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Minas, entre outros.
Propostas e principais características:
Centro de Artes, Cultura e Tecnologias Socioambientais:
O Centro de Artes, Cultura e Tecnologias Socioambientais será um espaço destinado às artes, moda, bioarquitetura, tecnologias socioambientais, qualificação e inserção profissional e ao resgate de costumes e tradições do Bairro Santa Tereza.
O Centro terá como objetivo incentivar a produção artística regional apontando valores ambientalmente e socialmente corretos.
Serão criadas diversas oficinas de capacitação na área de artesanato reciclado, moda, informática, teatro, cultura e música para a população de Belo Horizonte com programas específicos para todas as idades. Também será implantado um espaço destinado a feiras semanais de flores, orgânicos, economia solidária, artesanato, artes, antiguidades e moda.
Contará ainda com espaço para cinema, área de exposições, restaurantes/bares e um teatro de arena.
O resgate de ofícios e costumes de Santa Tereza será feito a partir das memórias dos cidadãos mais antigos, transformando suas histórias num Museu Vivo e construindo um alicerce da memória para a formação das novas gerações.
O que terá:
- Escola de Artes em Resíduos e Ofícios;
- Museu Vivo – Memórias de Santa Tereza;
- Praça de Eventos e Gastronomia;
- Tambor Mineiro – Centro de Referência da Cultura Afro-Mineira;
- Mercado de Tecnologias Sócio-ambientais;
- Feiras Semanais;
- Incubadora de Artes.
Mercado Mineiro de Santa Tereza:
O Mercado Mineiro de Santa Tereza visa manter a identidade e características do bairro e a melhorar a qualidade de vida dos seus moradores e usuários, ao mesmo tempo em que cria um espaço de uso público para Belo Horizonte. O objetivo é a reaproximação da comunidade local ao espaço mantendo a idéia original de mercado agregado a usos articulados entre si, com ênfase no mercado tradicional, no entretenimento e na cultura mineira. Haverá feirantes com bancas de hortifrutigrangeiros e gêneros alimentícios, padaria, açougue, serviços locais como correio e banco, bares, uma incubadora de artes e espetáculos, restaurante e artesanato.
O que terá:
Incubadora de Empresas de Artes do Espetáculo: cessão de espaços equipados, a baixo custo, para ensaios de grupos de teatro, dança, música, audiovisual, produtoras, escritórios e oficinas destinadas a artistas, técnicos, executivos e gerentes que concentrem suas atividades nas áreas cênicas, musicais e audiovisuais. Complementa a Incubadora uma tenda removível para shows, cinema, teatro, dança, etc.
Restaurante e Escola de Gastronomia: vitrine de referência da gastronomia mineira em Belo Horizonte, resgatará antigas tradições culturais, privilegiando os pequenos produtores.
Centro de referência e comércio de artesanato: exposição permanente do artesanato tradicional e contemporâneo mais representativo do Estado de Minas Gerais. Propõe-se a capacitação e treinamento do artesão como dos demais interessados, por meio da realização de formações.
Mercado Cultural Santa Tereza:
O Mercado Cultural Santa Tereza é um projeto resultante da união entre o Grupo Giramundo, o Centro Cultural Galpão Cine Horto – do Grupo Galpão – e a Agentz Produções. Ele pretende criar, no bairro Santa Tereza, um pólo nacional de produção, exibição e formação artística.
O projeto, que prevê um investimento de R$ 12 milhões, tem o respaldo de dois dos mais importantes núcleos artísticos do Brasil – o Grupo Giramundo e o Galpão Cine Horto – Centro Cultural do Grupo Galpão – somados à sólida trajetória de produção de eventos e gestão cultural da Agentz Produções.
A criação de um complexo grandioso como o proposto abre espaço para a elaboração de um pólo turístico na cidade, gera novos empregos e, certamente, contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade e região.
O que terá:
Núcleo Giramundo: o Giramundo transfere para o Mercado Cultural Santa Tereza o Museu Giramundo, ampliando sua capacidade de visitação e de pesquisa. O grupo também realizará cursos e oficinas e criará um teatro para apresentações de espetáculos de bonecos.
Núcleo Galpão Cine Horto: o Centro Cultural Galpão Cine Horto será transferido para o Mercado. Será criado um teatro único no Brasil. Ele permitirá diferentes formas de utilização (teatro fechado, multi-meios ou teatro de rua), além de um auditório/cinema e do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (biblioteca e videoteca). E, ainda, serão oferecidos cursos em várias áreas artísticas e técnicas.
Núcleo Agentz Produções: a Agentz Produções, realizadora do Festival Mundial de Circo do Brasil, implantará, no mercado, o Centro Internacional de Referência do Circo – CIRC, que abrigará diversas atividades circenses como oficinas e cursos para profissionais e iniciantes, biblioteca e videoteca. Será também instalada na parte externa do mercado uma lona com 400 lugares. Ali haverá espetáculos, mostras e festivais de circo.
Outras atividades: reformulação dos espaços abertos, transformando-os em importantes centros de convivência, além de ações de intercâmbio e eventos como shows, mostras, exposições, conferências, debates, feiras de artesanato, feiras gastronômicas e eventos populares, sempre com a participação ativa da comunidade, além de um aconchegante bar-café e um empório de produtos artísticos mineiros".
Comentários