Estarei em Juiz de Fora hoje, dia 04/11, terra dos "cariocas do brejo", epíteto pelo qual, nós, belorizontinos ressentidos, os chamamos. Às 14:00 integro mesa sobre "desigualdades raciais e ações afirmativas", ao lado de Marcelo Paixão. À noite, às 19:30, "roda de conversa com escritores", ao lado de Conceição Evaristo, Cuti, Ronald Augusto, cujo encontro sairá da virtualidade e Salgado Maranhão, que terei o prazer de conhecer para além de Palávora. A Prisca (Augustoni)mediará a mesa e também a conhecerei para além das curtas conversas telefônicas. Para quem ainda não leu, aí vai "cariocas do brejo", publicada no Tridente. Minha grande dúvida é ler ou não este texto durante o Colóquio, vai que os juizforanos se enervam... não posso esquecer que estarei em desvantagem numérica...
"Ói, eu vou contá uma coisa pro’cês, num tem mitidez maior que a do povo de Juiz de Fora. Deus que me perdoe, o Edimilson também, mas eta povin mitido, sô!
Ocê pergunta pra qualquer minino aí na rua: qual é a capital de Minas Gerais? E a resposta vem quentinha: Belzonte, uai! Mas se der de perguntar pr’um que nasceu e se criou em Juiz de Fora, é bem capaz do infiliz respondê: Rio de Janeiro, meu irmão!
Ohpcevê um negócio desses. É uma fixação que esse povo tem no Rio de Janeiro que ocê num pó maginá. Praia! Praia! Que graça tem? Um mundão de areia dum lado e um mundão de água do outro. E a muiezada pelada, disfilano peito e bunda! Tá certo que essa parte a gente até comprende, num dêxa de tê um certo atrativo. Mas tirante isso, que mais que tem? Sou muito mais o São Francisco em Pirapora, as cachuêras da Serra do Cipó, de Ouro preto, de Diamantina. Ocê presta atenção numa coisa, um estado de tanta riqueza e eles com o olhão embatucado pros lado do Rio de Janeiro.
É, mas o belorizontino que é muito do esperto, não dexô por menos e só de pirraça pilidô eles de carioca do brejo. Tomô papudo, num qué sê carioca? Só que ocê tá em Minas Gerais e aqui num tem mar não senhor. Mas tem brejo e sapo que dá gosto."
Pesquisar este blog
Este é o blogue de Cidinha da Silva, prosadora. Aqui há referências sobre sua produção literária e ensaística. Seja bem vindo (a)!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
Macetando o apocalipse
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Apareça no Cinco Espinhos!
www.cincoespinhos.blogspot.com
Abraços
estive no Colóquio apreciando vcs na conversa com escritores.
Gostei muito dos seus poemas.
Foi uma honra para todos nós poder contar com a presença de vcs.
Mais uma vez muito obrigada.
Eduarda
I've to admit that i generally get bored to read the whole thing but i think you may add some value. Bravo !
Just killing some in between class time on Digg and I discovered your article . Not usually what I favor to read about, but it was absolutely value my time. Thanks.
ProvigraX without prescription | ProvigraX buy fedex