Palmares 25 Anos: Atividade em Campinas/SP promove plantio de árvores sagradas


quinta-feira by Denise Porfírio
Homenagear os negros e negras que foram escravizados na região. É o objetivo do evento de lançamento do “Espaço Sagrado dos trabalhadores e trabalhadoras que construíram a Fazenda Duas Pontes”, localizado no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, em Campinas-SP. A atividade integra as comemorações alusivas aos 25 Anos da Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP)  e será realizada numa parceria entre a Associação Liberdade Canto e Dança e a Fundação, no próximo dia 14 de setembro, a partir das 10 horas.
De acordo com a programação, a ação conta ainda com o lançamento do Projeto Desenvolvimento e Empreendorismo Afro-brasileiro, do SEBRAE, assim como um recital da poetiza, Mirian Alves. O local foi escolhido para homenagear os negros escravizados que construíram a antiga Fazenda Duas Pontes, primeiro nome do Solar das Andorinhas, ainda no período escravocrata.
Plantio Sagrado- As sementes de Baobá, Akoko e Obi serão semeadas num ritual especial, realizado por religiosos de matriz africana. De acordo com os organizadores do evento, a ideia é oferecer um espaço que proporcione a sensação de liberdade e beleza, onde as árvores e as plantas fitoterápicas frutifiquem e simbolicamente, devolvam vida àqueles que a tiveram roubada pela escravidão.
O diretor cultural da Associação, Natanael dos Santos, destaca a importância do evento como resgate histórico de um espaço sagrado dos negros escravizados que ajudaram a construir o país. Ele afirma ainda que a iniciativa procura conscientizar a juventude apresentando as ferramentas de trabalho utilizados pelos negros para atividades como a marcenaria, a serralheria, o moinho de fubá e café e etc. “As pessoas só conhecem os instrumentos de tortura da escravidão. Que as nossas crianças possam entender a tecnologia dos povos africanos e perpetuar a contribuição científica do negro na construção do país”. 
Palmares 25 anos - A atividade, coordenada pela representação da FCP em São Paulo, faz parte de um grupo que ações desenvolvidas em conjunto com organizações culturais negras da cidade. Cidinha da Silva, representante da FCP em no estado, afirma que a Fundação Palmares – MinC atuará diretamente no apoio técnico e nos diálogos de orientação desses grupos, a fim de ampliar as relações político-culturais.
FCP
Serviço:
O que: Lançamento do “Espaço Sagrado dos trabalhadores e trabalhadoras que construíram a Fazenda Duas Pontes” com o plantio de árvores sagradas
Quando: 14 de setembro de 2013
  • 10hs – Abertura Solene com Apresentação do Projeto para os empresários, bancos e órgãos públicos
  • 14hs – Apresentação do Projeto Desenvolvimento e Empreendorismo Afro-brasileiro, desenvolvido pelo Sebrae
  • 16hs – Inauguração do “Espaço Sagrado das Trabalhadoras e Trabalhadores Escravizados da Fazenda Duas Pontes”, com plantio de árvores sagradas
  • 17h30 – Coquetel com recital da poetiza Mirian Alves
Onde: Hotel Fazenda Solar das Andorinhas – Campinas
Contato: (19) 37572700 ramal 2303 / 81468574 / 81107375 ou pelo emailcialiberdadedeteatro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas