Arquivo do Estado de SP publica títulos da imprensa negra brasileira
O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibiliza em seu site a partir de hoje, 13 de maio – data que rememora a Abolição da Escravatura no Brasil –, 23 títulos de jornais e revistas da chamada "imprensa negra" brasileira.
Trata-se de uma coleção de periódicos publicados por várias vertentes do movimento negro no país durante as primeiras décadas do século XX. A iniciativa irá facilitar o acesso ao acervo, que antes só podia ser consultado na sede da instituição.
Estes periódicos foram publicados por várias correntes do movimento negro, como o jornal A Voz da Raça, da Frente Negra Brasileira, que circulou até 1937, totalizando 70 edições. A revista Quilombo (1950), editada por Abdias do Nascimento, célebre militante e agitador cultural, tinha a função de articular e divulgar a Convenção Nacional do Negro Brasileiro.
A expressão "imprensa negra" é comum no meio acadêmico para designar títulos de jornais e revistas publicados em São Paulo após o processo abolicionista, no final do século XIX. Estes periódicos destacaram-se no combate ao preconceito e na afirmação social da população negra, funcionando como instrumentos de integração deste grupo na sociedade brasileira no início do século XX.
Para conhecer os periódicos, visite o site do Arquivo do Estado.
Comentários