Uma palavra sobre corrupção e política brasileira



Poderia escrever muito sobre o tema, mas não o farei agora. Quero apenas registrar um flash do último debate entre os candidatos à Presidência na eleição de 26 de outubro. Eu tive muita vontade que a Presidenta Dilma explicasse como ocorre a corrupção na efetivação das políticas sociais. Quando ela começou a falar do Minha Casa Minha Vida e mencionou o critério do sorteio como recurso para impedir a escolha de beneficiários por critérios escusos e eleitoreiros, pensei, agora vai! Mas não foi, não deu tempo ou ela optou por outro caminho explicativo. Gostaria que ela evidenciasse como as políticas sociais são utilizadas em governos da velha política, como a maioria dos governos do PSDB, em todos os níveis, como moeda de troca por votos. Como os exemplos criados por Aécio são frequentes na história do PSDB. Eles podem acontecer no PT e em outros partidos de esquerda? Sim, seguramente! Entretanto (e aqui discordo da maioria dos meus amigos petistas), quando um peixe pequeno vê um tubarão preso, punido por roubar, por corromper, ele pensa assim: "poxa, se isso aconteceu com ele, imagina o que pode acontecer comigo." Em que pese sabermos que existe disposição para julgar petistas, condená-los e divulgar exaustivamente a sentença, na mesma proporção em que existe disposição para proteger os psdebistas da ação da lei. Então, fico com minha consciência muito tranquila ao votar no PT, pois não apoio, tampouco aprovo corrupção, venha de onde venha, e me dá alento ver pessoas que tiveram culpa comprovada, presas, pertençam a que partido pertençam. Eu queria (e quero) ver o julgamento e a prisão do pessoal do mensalão do PSBD também, Renato Azeredo, Aécio Neves, Aloysio Nunes e toda a turma. 2015 nos aguarda!

Comentários

Postagens mais visitadas