Seminário Territorialidades de Carolina, no MUQUIFU - Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, em Belo Horizonte
SEMINÁRIO TERRITORIALIDADES DE CAROLINA
Curadoria: Cidinha da Silva
O seminário “Territorialidades de Carolina” inaugura a sala Carolina Maria de Jesus no MUQUIFU – Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, durante a Semana de Museus 2015, que se constituirá em espaço de referência para exposição e circulação do pensamento da mulher negra no Brasil sobre variados temas.
Trazemos a público nesta primeira atividade de reflexão, uma representação de Carolina como boneca de pano confeccionada pela artista multimídia Jaciana Melquíades que recepcionará os visitantes, e também um avatar que divulgará os eventos da sala na internet, além de dialogar com as crianças.
A rica discussão proposta pelo “Territorialidades de Carolina”, conforme programação abaixo, gerará uma publicação que, por sua vez, contribuirá para a consolidação de uma visão multifacetada de Carolina Maria de Jesus, junto a diferentes públicos e expansão de seu perfil nos 101 anos de seu nascimento.
Com o coração pleno de alegria por oferecermos à cidade de Belo Horizonte mais um espaço lítero-cultural dentro do MUQUIFU, agradecemos sua participação e apoio na divulgação.
SEXTA-FEIRA 22/05/2015
MANHÃ
9:00 - ABERTURA: Apresentação da sala Carolina Maria de Jesus – Padre Mauro Luís Silva – curador do MUQUIFU
9:30 ÀS 12:00 - RODA DE CONVERSA
Carolina escrita - Elzira Divina Perpétua : professora do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, autora de "A vida escrita de Carolina Maria de Jesus"
Leitura literária de Carolina Maria de Jesus – Mariana Santos de Assis: mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP
TARDE
14:30 / 17:30
A produção musical de Carolina Maria de Jesus – Adélcio Souza Cruz – Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Viçosa, autor de “Narrativas contemporâneas da violência”.
A poética de Carolina Maria de Jesus – Lívia Natália: poeta, autora dos livros de poesia “Água Negra” (Prêmio Banco Capital de poesia - 2011) e “Correntezas e Outros Estudos Marinhos”. Professora Adjunta de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia.
NOITE
18:00 / 21:00 – Oficina: Boneca negra e identidade (máximo 30 participantes)
Jaciana Melquíades – artista visual e criadora de bonecas negras
SÁBADO – 23 DE MAIO DE 2015
MANHÃ
9:00 / 12:00
A recepção literária de Carolina Maria de Jesus na Alemanha – Raquel Alves dos Santos – mestranda em tradução Alemão / Português – Universidade de São Paulo
Turismo cultural via literatura em Parelheiros – SP, onde Carolina viveu os últimos anos – Bel Santos Mayer - educadora social. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac / SP.
TARDE
14:30 / 17:30
Carolina, escritora e catadora dos anos 1960 e sua relação com as catadoras de material reciclável do século XXI – Ruivo Lopes – poeta e educador
Carolina Maria de Jesus: inspiração para mulheres negras brasileiras ao longo de um século (1914-2015) – Vilma Reis, socióloga, ativista dos movimentos negro e feminista, ouvidora geral eleita da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
NOITE
18:00 – Sarau líteromusical
Comentários