Seminário inaugura espaço dedicado ao pensamento da mulher negra no Museu de Quilombos e Favelas



Clique aqui para ouvir o disco gravado por Carolina com o mesmo título de seu best-seller, o livro "Quarto de Despejo"
O Seminário Territorialidades de Carolina,   com a curadoria de Cidinha da Silva, inaugura a sala Carolina Maria de Jesus, dias 22 e 23 de maio,  no MUQUIFU – Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, durante a  XIII Semana de Museus. Um espaço de referência para exposição e circulação do pensamento da mulher negra no Brasil sobre variados temas, que homenageia a escritora, cantora e catadora de material reciclável, nos aos 60.

A primeira atividade de reflexão do Seminário  será a representação de Carolina como boneca de pano confeccionada pela artista multimídia Jaciana Melquiades que recepcionará os visitantes, e também um avatar que divulgará os eventos da sala na internet, além de dialogar com as crianças. A rica discussão proposta pelo “Territorialidades de Carolina”, conforme programação abaixo,  gerará uma publicação que, por sua vez, contribuirá para a consolidação de uma visão multifacetada de Carolina Maria de Jesus, junto a diferentes públicos e expansão de seu perfil nos 101 anos de seu nascimento.
 

PROGRAMAÇÃO 
 
22/05    Sexta-feira         
MUQUIFU - Estrela (Rua Santo Antônio do Monte, 708 - Vila Estrela)
9h - ABERTURA: Apresentação da sala Carolina Maria de Jesus – Padre Mauro Luís Silva – curador do Muquifu
 
9h30 às 12h - RODA DE CONVERSA
Carolina escrita - Elzira Divina Perpétua:  professora do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, autora de "A vida escrita de Carolina Maria de Jesus"
Leitura literária de Carolina Maria de Jesus - Mariana Santos de Assis: mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP
 
14h30 às 17h30 - A produção musical de Carolina Maria de Jesus – Adélcio Souza Cruz – Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Viçosa, autor de “Narrativas contemporâneas da violência”.
A poética de Carolina Maria de Jesus – Lívia Natália: poeta, autora dos livros de poesia “Água Negra” (Prêmio Banco Capital de poesia - 2011) e “Correntezas e Outros Estudos Marinhos”. Professora Adjunta de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia. 
 
18h às 21h – Oficina: Boneca negra e identidade (máximo 30 participantes)
Jaciana Melquíades – artista visual e criadora de benecas negras
 
23/05 Sábado                   
MUQUIFU - Estrela (Rua Santo Antônio do Monte, 708 - Vila Estrela)
9h / 12h - A recepção literária de Carolina Maria de Jesus na Alemanha – Raquel  Alves dos Santos – mestranda em tradução Alemão / Português – Universidade de São Paulo
Turismo cultural via literatura em Parelheiros – SP, onde Carolina viveu os últimos anos – Bel Santos Mayer - educadora social. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac / SP.
 
14h30  às 17h30 - Carolina, escritora e catadora dos anos 1960 e sua relação com as catadoras de material reciclável do século XXI – Ruivo Lopes – poeta  e educador
Carolina Maria de Jesus: inspiração para mulheres negras brasileiras ao longo de um século (1914-2015) – Vilma Reis, socióloga, ativista dos movimentos negro e feminista, ouvidora geral eleita da Defensoria Pública do Estado da Bahia. 
 
18h às 21h - Sarau literário/musical - Encerramento do Seminário, Lançamento de Livros e Chá da Dona Jovem
Apresentação musical (Piano e Voz) Padre Mauro, diretor e curador do Muquifu, conta e canta a história das Favelas. Entrada Franca, espaço limitado a 100 pessoas.
- See more at: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=10625#sthash.yiKaGgFK.afADjYYj.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas