Chegou Um Exu em Nova York. 2.000 exemplares da primeira reimpressão disponíveis.




Por Cidinha da Silva

Não sei se você sabe, mas nós, autoras e autores que não contamos com esquemas de divulgação poderosos de livros, desses que têm banners, espaços na vitrine e balcões centrais de livrarias, presença garantida nos espaços de destaque nas mesas de livreiros itinerantes, matérias de fôlego em jornais e revistas formadoras de opinião (inclusive da opinião de analistas de concursos literários), entrevistas grandes e boas em jornais e TV, em programas de rádio de audiência relevante entre formadores de opinião, a gente costuma receber nosso direito autoral em livros. Por essa e outras, a gente compra maquineta de cartões de crédito e débito, monta loja virtual, articula eventos literários (e outros), nos quais acontece a venda dos livros, a famosa “circulação da obra” que, no nosso caso, existe mesmo porque a gente dedica muito empenho e suor à sua efetivação. Queima calorias para que isso aconteça.

Outro aspecto significativo é que a venda dos livros que não contam com esquemas agressivos de divulgação paga, costuma ser lenta, bem lenta. Mesmo que as livrarias tenham nossos livros, não costumam deixá-los em estoque. Eles estão cadastrados, acessíveis, mas precisam ser solicitados às editoras. Algumas casas editoriais (poucas) de porte médio e pequeno, contam com um setor de marketing e vendas eficiente, que negocia com livrarias e livreiros itinerantes e consegue colocar nossos livros em destaque. Isso também impulsiona vendas, pois, quem não é visto, não é lembrado, e quando um livro está ao alcance das mãos, as pessoas até se recordam que aquela autora ou autor tem outros títulos.

Estou aqui, outra vez, nesse trabalho diuturno de tornar meus livros visíveis e acessíveis. Para contar a você já recebi meus exemplares de direito autoral do Exu e os volumes estão prontos e ansiosos para entrarem nos envelopes e chegarem até sua casa.

Se essa informação foi útil para você, se aumentou seus saberes sobre o funcionamento do mercado editorial, em contrapartida, você pode contribuir para a sustentabilidade da pomposa “circulação da obra” de uma autora independente. Passa na loja virtual, adquira seu Exu em Nova York e outros títulos de Cidinha da Silva. A autora agradece e autografa seus livros, se você assim desejar. https://www.kuanzaproducoes.com.br/um-exu-em-nova-york

Comentários

Postagens mais visitadas