Seminário de dia inteiro no Sesc CPF, em São Paulo


Atividades

Encontro para debater os temas do racismo estrutural e meios de resistência, de criação de novos paradigmas

Contextos
Por uma Pedagogia Antirracista

 VOLTAR PARA O INÍCIOPor uma Pedagogia Antirracista

Programa

Desde 2013 o Coletivo Malungo se dedica a produção de conhecimento e de material para realizar atividades formativas com grupos, coletivos de cultura, professores, educandos, movimentos organizados e interessados em difundir a temática em seu trabalho cotidiano.

Este colóquio dá continuidade a este processo de formação se debruçando mais especificamente em quatro áreas que são pontos fundamentais para combater o racismo estrutural e institucional
Os temas a serem discutidos serão analisados partindo das contribuições de cada palestrante, de sua produção, pesquisa ou criação intelectual, seguida de debates e intervenções do público participante com rodas de debates a cada bloco de apresentação dos trabalhos.

Mesa 1 - Racismo na Mídia.
Com Juliana Vicente.

Mesa 2 - A Produção Literária sobre o prisma do Genocídio da População Pobre, Preta e Periférica.Com Cidinha da Silva.

Mesa 3 - A formação dos professores para a construção de uma escola mais tolerante e inclusiva.Com Thiago Kairu.
Mesa 4 - Movimento Hip Hop em Combate ao racismo.Com Dj Kl Jay.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Coletivo Malungo)

Palestrantes

Cidinha da Silva

Cidinha da Silva

Historiadora e escritora. Presidiu o Instituto da Mulher Negra - Geledés. Fundou o Institulo Kuanza, que promove ações de educação, ações afirmativas e articulação comunitária para a população negra. Foi gestora de cultura na Fundação Cultural Palmares. Possui diversos livros lançados, entre crônicas, romances e poesias.
(Foto: Acervo Pessoal)
Juliana Vicente

Juliana Vicente

Produtora, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes. Estuda cinema na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e na EICTV (Cuba). Dirigiu o curta-metragem Cores e Botas e a série Afronta.
(Foto: Preta Porte Filmes)
Kl Jay

Kl Jay

Dj,co-fundador do grupo Racionais MC's em 1989. Com o grupo gravou 11 discos, entre álbuns de estúdio e coletâneas. Com o rapper Xis fundou a gravadora 4P. KL Jay também é sócio da gravadora Cosa Nostra junto dos integrantes dos Racionais e possui seu selo individual-Equilíbrio. Como apresentador, presidiu o Yo!MTV, programa que influenciou uma geração de rappers, e recentemente apresentou a série de vídeos "Estamos Vivos", para o canal da Noisey.
(Foto: Reprodução Facebook)
Thiago Kairu

Thiago Kairu

Historiador, professor e pesquisador. Mestrando em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais nas Faculdades Integradas Campos Salles, especialista em História da África e Cultura Afro-brasileira pelo CEA-USP. Professor da rede Estadual de Ensino, ativista do movimento Hip-Hop, atuante no movimento negro nacional como coordenador do Núcleo de Combate ao Racismo na Organização ZUMALUMA em Embu das Artes, coordenador do BAOBÁ: FORTIFICANDO AS RAÍZES.
(Foto: Reprodução Facebook)

Comentários

Postagens mais visitadas