OFICINA CAMINHOS DA CRÔNICA, com Cidinha da Silva
Bom dia! Gente, vou ministrar esse curso que tem um sistema de bolsas bem abrangente e consegui também bolsa de 50% para educadoras e educadores. Deem um olhada e divulguem para possíveis pessoas interessadas, por favor.
OFICINA CAMINHOS DA CRÔNICA, com Cidinha da Silva
Datas: 19, 21, 26 e 28 de outubro (terças e quintas) Horário: das 19h30 às 22h00. Transmissão via Zoom.
INSCREVA-SE!
OFICINA CAMINHOS DA CRÔNICA, com Cidinha da Silva
Local e Horário
19 de out. 19:30 – 28 de out. 22:00
Transmissão via Zoom
Sobre o Evento
A crônica é um gênero charmoso de escrita que, justamente por ser polissêmico e polifônico, exige de quem se dispõe a desbravá-lo destreza e técnica de escrita para se diferenciar dos “textões” de internet. Um gênero que permite produção textual diversa, e cujos pressupostos são acessíveis a todas as pessoas que queiram escrever, pois estão baseados na percepção e reflexão atentas e críticas sobre o cotidiano.
Essa oficina de escrita criativa visita características e formatos diversos do gênero: leveza, crítica, ironia, ritmo, humor, poesia são abordadas a partir de várias formas textuais, tais como, relato, diálogo, texto jornalístico, opinativo, crítica cultural e/ou de costumes.
A oficina é atravessada pela obra de autores de diversas épocas: Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Drummond, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Pedro Juan Gutierrez, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Carolina Maria de Jesus, Antonieta de Barros, Martha Medeiros, Natália Borges Polesso, Cidinha da Silva.
A partir da caracterização do gênero crônica, os alunos e alunas realizam exercícios de escrita criativa durante os encontros, e também deverão produzir uma crônica em casa, que será comentada pela professora em aula e debatida com os colegas. Também são sugeridos materiais complementares, para acesso pelos participantes entre um encontro e outro.
Programação:
Aula 1
Caracterização do gênero textual, passeando pela obra de cronistas brasileiros: leveza, crítica, ironia, ritmo, humor e poesia.
Aula 2
Caracterização do gênero textual a partir de alguns formatos de crônicas: relato, diálogo, texto jornalístico, opinativo, crítica cultural e/ou de costumes, paisagens internas. Exercícios em sala de aula por meio de disparadores temáticos.
Aula 3
Leitura e discussão crítica das crônicas escritas em casa, como tarefa da oficina.
Aula 4
Leitura e discussão crítica das crônicas escritas em casa, como tarefa da oficina.
Público-Alvo:
A oficina se destina a pessoas que querem melhorar sua escrita por meio de técnicas simples, da escuta crítica e construtiva, e da prática reflexiva da escrita. Não há pré-requisitos.
Cidinha da Silva (MG) publicou 19 livros com 227,2 mil exemplares em circulação, entre eles: “Um Exu em Nova York” (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019), “Os nove pentes d’África” (PNLD Literário 2020) e "# Parem de nos matar!".
Organizou 2 obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais no Brasil: "Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras" (2003) e "Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil'' (2014). É curadora do Almanaque Exuzilhar (Youtube), conselheira da Casa Sueli Carneiro e doutora em Difusão do Conhecimento.
Comentários