CINEMA E LIVRO
PROGRAMA DUPLO NESTA SEXTA (25/05): PRÉ-ESTRÉIA DO VÍDEO-DOCUMENTÁRIO EDUCANDO CONTRA O RACISMO E LANÇAMENTO DO LIVRO DE CRÔNICAS CADA TRIDENTE EM SEU LUGAR, NO HOTEL CANTO DO SOL
Relações raciais é o foco das duas obras: o documentário da produtora capixaba Lúmen Vídeos terá sua pré-estréia durante o lançamento nacional do livro de crônicas da mineira Cidinha da Silva, na sexta-feira (25/05) às 19h, no Hotel Canto do Sol, em Camburi.
A pré-estréia do vídeo-documentário Educando contra o racismo, realizado pela produtora capixaba Lúmen Vídeos, com roteiro e direção de Tadeu Vago e Jeronymo Santos, acontece nesta sexta-feira, às 19h, no Hotel Canto do Sol, em conjunto com o lançamento da segunda edição do livro de crônicas da escritora mineira Cidinha da Silva, Cada tridente em seu lugar (Mazza Edições). O lançamento ocorre durante o 6º SENENAE – Seminário Nacional de Entidades Negras na Área da Educação, voltado para a implementação da Lei 10.639/03, que inclui o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo do ensino fundamental e médio, no sistema educacional público e privado do País.
Com duração de 27 minutos, o vídeo-documentário Educando contra o racismo se organiza em torno das entrevistas feitas com alunos e educadores sobre o racismo vivido no cotidiano das escolas e da sociedade. São falas contundentes que, ao mesmo tempo em que desmistificam a democracia racial presente no imaginário social e desvelam o racismo, conseguem afirmar positivamente a identidade negra e propor novos caminhos para a superação do preconceito, a começar pela educação. A Prefeitura Municipal de Vitória utilizará o vídeo na formação de seus professores, como parte de um projeto de aquisição de materiais didáticos voltados para a implementação dos estudos étnico-raciais nas escolas. O projeto conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino – FNDE e do próprio município.
Cada tridente em seu lugar, o primeiro livro de crônicas da escritora mineira Cidinha da Silva, ganha segunda edição apenas dez meses após ser lançado. A grande novidade é que alguns textos serão adaptados para roteiros de vídeo e cinema desenvolvidos pela Lúmen Vídeos, que adquiriu os direitos de adaptação. Serão adaptadas as crônicas “Domingas e a Cunhada”, um história de amor repleta de lirismo tendo como cenário o interior nordestino da primeira metade do século XX, e “Papo de Barbearia”, uma radiografia do universo masculino que a manicure Marieta nos revela pelos “causos” deliciosamente mineiros ouvidos numa barbearia do interior.
PRÉ-ESTRÉIA DO VÍDEO E LANÇAMENTO DO LIVRO:
25/05 – 19h - Hotel Canto do Sol
Av. Dante Micheline, 3957
Jardim Camburi – Vitória-ES
Comentários