CHAMADAS PARA ARTIGOS – nos 54 e 55 Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

CHAMADAS PARA ARTIGOS – nos 54 e 55
Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
English version attached
Versión en español adjunta

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para os números 54 e 55. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

Revista 54 (maio/ago. 2018)
Seção temática: Literatura e outras alteridades
Propõe-se uma reflexão acerca das produções literárias brasileiras contemporâneas que abordam as diferenças e a pluralidade de sujeitos e vozes que compõem socialmente um determinado aspecto da diversidade humana. Serão aceitos artigos que abordem obras e autores que incluam no raio de visibilidade aquele indivíduo marcado por uma singularidade que o situa fora do padrão cristalizado como o “normal” no que diz respeito ao corpo, aos sentidos, à inteligência ou à expressão do comportamento; ou seja, pessoas com algum tipo de deficiência (cegueira, surdez, deformidades, mutilação, nanismo, síndrome de Down, autismo, entre outros). Serão aceitos artigos de diferentes orientações teóricas e metodológicas que, separada ou associadamente: a) discutam o conceito de deficiência, em sua abordagem sócio-histórica ou filosófica e sua relação com a literatura; b) analisem a representação e autorrepresentação dessas alteridades em obras da literatura brasileira contemporânea; c) discutam obras específicas produzidas por escritores originários desses grupos minoritários; c) reflitam sobre a relação da pessoa com deficiência com os processos de produção, circulação e recepção das obras da literatura brasileira contemporânea; d) abordem atuações culturais relacionadas à temática nas mídias sociais e internet; e) debatam o papel das indústrias culturais e/ou das políticas públicas na visibilidade desses textos e práticas.
Dossiê proposto por Alessandra Santana Soares e Barros (Geine-UFBA) e Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva (Gelbc-UnB).
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 54 é 30 de maio de 2017.

Revista 55 (set./dez. 2018)
Seção temática: Autoria na cultura do presente
O dossiê propõe uma reflexão sobre os modos de autoria na cultura do presente. O design de si (Groys) tornou-se central em muitas das obras artísticas e literárias do século XXI, oferecendo à crítica a oportunidade de esquadrinhar aspectos que até pouco tempo pertenciam à esfera privada e hoje são mediadas pela intervenção direta do autor. É possível arriscar também que o modo como o autor está presente na própria obra tem transformado as formas artísticas e literárias, recorrendo-se frequentemente a registros e gêneros que excedem o campo da especificidade artística. Essas práticas também podem ser lidas como modos de intervenção do autor no mercado cultural contemporâneo (Topuzian). Explorando, pois, a articulação entre o aceno que as obras contemporâneas fazem na direção de formas não literárias ou artísticas e a frequência com os autores têm se transformado em personagens de si mesmos, é possível indagar um curto-circuito entre vida e obra, entre crítica e ficção, entre arte e mercado. Considerando esse panorama, o presente dossiê se propõe a reunir ensaios de pesquisadores e professores que contemplem os seguintes temas: a) a autoria como design de si; b) a inespecificidade (Garramuño) das produções artísticas contemporâneas; c) a obra como laboratório (Laddaga); d) as intervenções autorais no mercado cultural.
Dossiê proposto por Paloma Vidal (Unifesp), Cristian Molina (UNR) e Luciene Azevedo (Ufba).
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 55 é 30 de setembro de 2017.

A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para a seção de tema livre são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis em: https://goo.gl/lpWufc   

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse a área de Submissões: https://goo.gl/kPHVuh

Para outras informações, entre em contato conosco por e-mail: revistaestudos@gmail.com

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Nossos canais: Leia a revista - Leia no Scielo Site do Gelbc - Facebook - Twitter - Blog

Comentários

Postagens mais visitadas