O bloco afro Ókánbí homenageia o acarajé no carnaval de Salvador
(Texto de divulgação). "O bloco afro Ókánbí, do Engenho Velho da Brotas, homenageia no carnaval deste ano o acarajé que já recebeu status de patrimônio imaterial brasileiro, outorgado pelo Ministério da Cultura (Minc). O tema do desfile é “Todo Mundo Gosta de Acarajé – O acarajé eco o lai lai ô” , inspirado na canção A preta do acarajé do compositor baiano Dorival Caymmi, falecido no ano passado.
O bloco do Engenho Velho desfila segunda-feira (23) e terça-feira (24), no circuito Batatinha, com muitos foliões e os destaques são para as alas de 500 dançarinos, de grupos e companhias de dança de Salvador e Região Metropolitana (RMS), e de 100 baianas, algumas ligadas a terreiros de candomblés e vendedoras de acarajé e outros petiscos afro-baianos.
Nos dois dias de desfile o bloco se concentra, a partir das 19 horas, na Praça Municipal, com destino ao Campo Grande, fazendo o circuito Batatinha. Os foliões acompanham a banda Ókánbí Afro-Pop, que mistura ritmos afro-baianos com afro-cubanos, como a rumba e a salsa. Além do trio, dois carros farão parte do desfile do Ókánbí: um com convidados e o outro trará a bailarina Samonair Santos, a Deusa Negra Atikun Ókánbi 2009, eleita em 4 de fevereiro último.
No decorrer do percurso o bloco oferecerá acarajés em alguns pontos. E a ala de canto formada por Jorjão Bafafé, Nito Gato, Tiano, Nailton X receberá o reforço da cantora Gal Borges.
“A cada ano priorizamos trazer para as nossas alas de dança bailarinos profissionais ou semi-profissionais para abrilhantar mais os nossos desfiles e buscamos também a profissionalização, sem esquecer que o Ókánbí é um bloco de comunidade e por isso nunca deixamos de fazer um desfile cultural, com temas pertinentes”, diz Zezé Barbosa, diretora da agremiação de carnaval".
Comentários