CONVITE PARA BLOGAGEM COLETIVA DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL


Por que 21 de março?

Em 21 de março de cada ano, a ONU relembra o triste episódio de 1960, quando dezenas de manifestantes pacíficos foram mortos a tiros pela polícia no município sul-africano de Sharpeville, quando eles protestavam contra o apartheid.
Fonte ONU
Em memória aos militantes negros que morreram lutando, essa data foi instituída pela ONU. Essa data, como outras lembradas pelo Movimento Negro não é mais uma data festiva, muito pelo contrário: com a instituição dessa data, temos no calendário um dia garantido, com a atenção voltada às lutas dos povos negros contra a opressão e a discriminação racial.
Em razão disso, o Blogueiras Negras convida xs leitorxs a participar da I Blogagem Coletiva pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial! Para xs blogueirxs que quiserem participar, é só fazer a sua postagem, incluir ao final a seguinte frase com a imagem e compartilhar com a gente:
Blogagem Coletiva pela Eliminação da Discriminação Racial
Blogagem Coletiva pela Eliminação da Discriminação Racial
“ESSE POST FAZ PARTE DA BLOGAGEM COLETIVA PELO DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL, UMA INICIATIVA BLOGUEIRAS NEGRAS.”
Obrigada e até o dia 21!

Comentários

Cris G.S disse…
Oi Cidinha, acompanha seus posts direto e adoro seus comentários, pois me faz refletir profundamente como mulher negra, professora e cidadã.
Estes dias fui assistir um filme/documentário, aqui na Casa de Cultura Mário Quintana que falava sobre a "Liga da Canela Preta" grupo de jogadores negros que eram impedidos de jogar futebol nos grandes clubes. Quando assisti o filme, parecia um filme de terror, pois tudo aquilo que combatemos o documentário enalteceu, tipo o negro escravo, o negro preguiçoso e ainda só utilizou o nome "Liga da Canela
Preta" pois não falou dos torneios que ocorrem até hoje, das pessoas e clubes sociais negros que dão continuidade às práticas da Liga. Enfim foi um filme aterrorizante patrocinado pelo FECI Fundação de Educação e Cultura do Esporte Clube Internacional. Financiamento para estas aberrações sempre tem, mas para trabalhos sérios que possuam referências positivas sobre o negro portoalegrense, nunca há. Serviu para me mostrar que ainda tem muito o que fazer

Postagens mais visitadas