A imagem do negro nas obras literárias da Bahia

Home » Cultura » Evento em Salvador discute a imagem do negro nas obras literárias da Bahia

Evento em Salvador discute a imagem do negro nas obras literárias da Bahia

Share Button
“Jorge + 100″ acontece de 10 a 13 de dezembro no Centro Cultural Correios, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no PelourinhoAcontece de 10 a 13 de dezembro, em Salvador, o evento “Jorge + 100 – A Bahia de Jorge nos dias de hoje”, que irá abordar o trabalho dos escritores baianos da atualidade, tendo como referencial as obras de um dos autores mais conhecidos do país: Jorge Amado. Dentre os temas das mesas está “A Cor da Bahia”, que trará a tona o debate sobre como os e as pessoas negras são abordados pelos autores contemporâneos e como eram tratados nos trabalhos do homenageado.
 A mesa “A Cor da Bahia” será realizada no Centro Cultural Correios, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, no Pelourinho, no dia 11 de dezembro, e terá como convidados Liv Sovik, Fernando Conceição e Lande Onawale. A mediação ficará com Goli Guerreiro, PhD em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Liv atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o seu trabalho tem influência dos Estudos Culturais, sobretudo o trabalho de Stuart Hall. Suas pesquisas versam sobre teorias de cultura e poder, passando pelo pós-moderno, a globalização e o comum, assim como manifestações culturais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo. Já Lande Onawele, filho do Terreiro Tanuri Junsara, teve diversos poemas publicados em revistas e jornais nos anos 1990 e publicou livros sobre temas relacionados a população negra.O terceiro convidado, Fernando Conceição, é professor associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem experiência acadêmica em cultura, sociedade e Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, combate ao racismo, Jornalismo e Editoração. Também é membro fundador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.
confirmados3
.
Jorge +100 – O “Jorge + 100” é uma iniciativa patrocinada pelos Correios, com realização do Governo Federal, pelo Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Correios e da Fundação Casa de Jorge Amado, e produção da Canto de ideias. O evento reunirá diversos escritores (regionais e nacionais) e especialistas que debaterão sobre as obras ficcionais atuais e os temas relacionados, que vão desde as ruas de Salvador como inspiração à baianidade da população e influência da capital nos trabalhos dos autores locais.

Comentários

Postagens mais visitadas