Novo livro de crônicas de Cidinha da Silva movimenta o mercado editorial nesse final de ano



RELEASE

Novo livro de Crônicas de Cidinha da Silva movimenta o mercado editorial nesse final de ano

Racismo no Brasil e Afetos Correlatos (Conversê Edições) é o novo livro com que a escritora Cidinha da Silva brinda os leitores brasileiros neste fim de ano. A obra, com 168 páginas, está dividida em duas partes. A primeira, reúne crônicas, a maioria  já publicada no Blog mantido pela autora, e a  segunda parte é dedicada a textos opinativos, elaborados, principalmente, a partir da análise de novelas, séries  e programas globais. Cidinha da Silva é uma sagaz observadora dos fatos cotidianos da sociedade, mas os filtra pelas lentes da questão racial, o que dá um colorido crítico,  mas não excessivamente militante, a cada um dos seus textos, quer as crônicas, quer os opinativos.
Neste livro, o sétimo de sua  carreira, a fonte para seus escritos são, sobretudo, a televisão - mais propriamente as novelas -, e a internet. Nada escapa aos olhos atentos e críticos da escritora/cronista. Do mendigo-gato que andou provocando comoção nacional à espetacularização em que se transformou a vida; da PEC das domésticas à posição de herói nacional a que o ministro Joaquim Barbosa foi alçado pelo povo (incensado pela mídia); da estética negra inovadora da minissérie televisiva Subúrbia à constatação de que as notícias circulam na internet tão velozmente quanto, cada vez mais, “desacompanhadas da qualidade da compreensão”.  Cidinha  não apenas capta os fatos como os analisa de uma perspectiva que  surpreende e desconcerta, ao dar  cunho político, racial, de gênero, aos acontecimentos e narrativas, aparentemente, comuns.
Boa parte dos textos opinativos tem por foco novelas exibidas pela Rede Globo. Se não poupa críticas ora à escolha ou interpretação dos atores, ora ao texto (e suas omissões) ou diálogos, a autora também não economiza elogios quando percebe que há razão para fazê-los. De crônica em crônica, de opinião em opinião Cidinha aponta o dedo para a discriminação racial e, principalmente, para a relativização dessa atitude com base no afeto pelo negro que sempre mascarou as relações desiguais na sociedade brasileira.
O livro ganhou belíssima capa da artista plástica Renata Felinto, apresentação de Marcos Fabrício Lopes da Silva, poeta e professor de literatura,  e orelha do escritor baiano Fábio Mandingo. A mais nova obra de Cidinha da Silva, autora também de Cada tridente em seu lugarOs nove pentes d’ÁfricaOh Margem! Reinventa os rios e dos infantis O mar de Manu e Kuami será lançada em São Paulo no próximo dia 13 de dezembro, com a participação de artistas convidados, entre eles a Cia Capulanas de Arte Negra e a Cia Os Crespos que recentemente encenaram textos da autora no teatro.

Serviço:
Lançamento do livro: Racismo no Brasil e Afetos Correlatos, de Cidinha da Silva
Data: 13/12/2013
Horário: 19:30
Local: Hall da Representação do MinC em São Paulo - Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos.
Informações: 11 - 2766-4320 / 4322

Comentários

Postagens mais visitadas