Nova temporada de Sangoma - texto de Cidinha da Silva e Capulanas Cia de Arte Negra

BRASIL / ÁFRICA

CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA: ESPETÁCULO SANGOMA
por Maria Helena Barros


Capulanas (Foto: Daniel Fagundes)


O grupo Capulanas é composto por jovens negras de movimentos artístico políticos de São Paulo. A Cia nasce da vontade de dialogar com a sociedade sobre as descobertas, anseios e percepções da mulher negra. A proposta é de fortificar a imagem da mulher negra, e para isso as organizadoras se apropriam do pensamento da cultura popular, onde todas as artes se fundem: a música, a dança, poesia, artes plásticas, teatro e outros.



Cena de Sangoma (Foto: Guma)


Entre os destaques lançados pelo coletivo está a peça ‘O Sangoma’. Elaborado em 2013, foi a terceira produção teatral do grupo. O espetáculo, que realiza ciclos de temporada em exibição a cada ano, discute temas relacionados à saúde da mulher negra, retratando seis personagens que habitam uma casa sagrada (Sangoma) e que possuem entre elas laços ancestrais. As protagonistas rompem o silêncio e compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura.  A ideia de criar a peça surgiu através de pesquisas que o grupo realizou sobre a relação da mulher negra com a dor e de que maneira isso refletia em sua vida.



Cena de Sangoma (Foto: Guma)


A encenação é dirigida por Kleber Lourenço e o texto foi escrito em parceria com a escritora Cidinha da Silva. A peça se passa na sede do grupo e cada cômodo é utilizado como cenário. Deste modo, o público é convidado a percorrer pelos espaços conduzidos pela personagem Sangoma, espírito que habita a casa e representa todas as mulheres, interagindo e vivenciando de perto a profundidade dos depoimentos das personagens, o que também torna a atração intimista e acolhedora.


Em cada ambiente há uma história sendo contada. São narrações que trazem temas como amor, abandono, dor, recordações de infância e superação que, acompanhadas de cantos e danças, emocionam e envolvem os espectadores.



Cena de Sangoma (Foto: Guma)


Sangoma provoca muitas reflexões sobre como é ser mulher negra e suas lutas diárias em uma sociedade ainda machista e preconceituosa. Também é inspiração, pois encoraja a continuar lutando para que histórias como algumas presentes no espetáculo não se repitam.

 Serviço:

Temporada: de 14/03 a 19/04 – sab, às 20h; dom, às 19h
Onde: Goma Capulanas – Rua José Gomes Magaldi, 1121
Telefone: (11) 2619-7694

Para conhecer mais sobre o Grupo Capulanas Cia de Arte negra e ficar por dentro das temporadas de apresentação acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas