Cidinha da Silva relança livro na Katuka Africanidades




Em 2009, a escritora mineira Cidinha da Silva lançou o livro Os Nove Pentes d’África, pela Editora Mazza, uma envolvente novela infanto juvenil que desperta sentimentos nobres em seus leitores e nos convida a conhecer e a admirar a nossa ancestralidade negra a partir da centralidade do Vô Francisco. Ali a gente saboreia elementos edificantes das civilizações negras que nos ergueram como país. Um livro que educa e, mais importante, desperta esperança.

Agora, a novela Os Noves Pentes d’África será relançada, no início da noite do dia 01 de setembro de 2015,a partir das 18 horas,nas lojas e espaço cultural Katuka Africanidades, na Praça da Sé, em Salvador.  Nesta nova edição, revisada e ampliada pela autora, foi conservada a orelha do cantor e compositor paraibano Chico César que diz: “É tão certeiro e tão certeiro e tão bem vindo esse livro que lê-lo me encheu de orgulho e admiração. Pelo tema e pela forma. Sei que os próximos leitores de “Pentes” sentir-se-ão gratos a Cidinha da Silva, como eu”.

Narrar histórias que despertam nosso olhar para o mundo negro brasileiro que é nosso. Tematizar a família negra envolta em sentimentos que nos perfilam humanamente. Educar através da história e da imaginação sobre costumes e mitologias trazidas por nossos ancestrais africanos e aqui também inventadas pela dinâmica transformativa da cultura. Esses são objetivos apriorísticos da obra de Cidinha da Silva.

Sobre seu livro a escritora conta: “Sabia que o livro teria o formato de uma novela, com capítulos mais ou menos autônomos, em torno de um velho artista chamado Francisco Ayrá, que deixaria pentes africanos como herança para os nove netos, trançados à lenda pessoal de cada um deles. Daí surgiram os pentes do amor, da alegria, da perseverança, da liberdade, da abundância, da admiração, da generosidade e solidariedade, da sabedoria e do tempo.” Um texto leve mais sem perder o teor de complexidade que a narrativa exige.

Cidinha da Silva nasceu em Minas Gerais. É prosadora e dramaturga, com mais de 25 mil livros, entre todos que já escreveu, circulando por mãos e estantes mundo afora. Negra e atuante, nada a retira da vontade de ser vista antes de tudo como escritora, dona de uma estética peculiar voltadas às temáticas que a orientam como cidadã e ser humano. Um nome no cenário editorial brasileiro que não pode ser esquecido.

Os Nove Pentes d’África é pura literatura. Diverte. Ensina. Convida à imaginação. Faz sonhar pelos caminhos que só um bom livro pode nos apresentar. Indicado para leitores de todas as idades.

Serviço
Evento: Lançamento do livro Os Noves Pentes d’África, de Cidinha da Silva
Local: Katuka Africanidades
Endereço: Praça da Sé,nº 1, Salvador – Bahia
Quando: 01 de setembro de 2015, às 18 horas
Editora Mazza, 55 páginas, valor único 22 reais
Maiores Informações:
Katuka Africanidades : (71) 3321-0151/ 8791-5829 ( Operadora tim)

Jornalista Responsável: Marlon Marcos (DRT-BA 2235) - (71) 8749-5595 (OI)

Comentários

Postagens mais visitadas