Sobre-viventes! no Recife, dia 30 de maio!





Com debate aberto ao público a escritora mineira Cidinha Silva lança livro de crônicas no Recife


Cidinha Silva partilha com o público recifense nesta segunda, 30 de maio, às 18h30, na sede da ONG SOS 
Corpo as crônicas do seu mais recente livro: Sobre – Viventes!, Pallas, 2016. Este é o sexto livro de crônicas e o nono da carreira da escritora que escreve prosa, poesia, dramaturgia, ensaios e é colunista dos portais Fórum, Diário do Centro do Mundo e Geledés. Cidinha é também escritora blogueira publicando com regularidade em cidinhadasilva.blogspot.com.br.


Em posição quilombola de observação do mundo. Assim observa e percebe, assim escreve Cidinha Silva. Prestes a completar 10 anos de carreira, com Sobre – Viventes! a escritora tem viajado pelo país partilhando, em lançamentos movimentados e permeados por diálogos com o público, as crônicas do seu mais recente livro. Estas, que têm força em si, ganham em potência no encontro escritora – leitor(a).

Auto definida como “escritora politicamente posicionada”, Cidinha parece não se furtar ao debate, talvez pela clareza que carrega sobre o que quer provocar e refletir com seus escritos. Assim será no Recife, logo mais, quando recebe o público em encontro mediado pela professora da UFRPE, Denise Botelho, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde, GEPERGES.

Sobre – Viventes! é composto de 41 crônicas que formam um livro de fôlego: pela abordagem de temas densos, sem dúvida, mas pela mistura desses a outros que permeiam o cotidiano e que têm no humor (cáustico, irônico...) um forte componente. Gênero, sexualidade, racismo são tratados tendo como viés a perspectiva das africanidades. Também são tematizadas no livro as manifestações de junho de 2013 e a mídia brasileira – foco do olhar crítico e problematizador da escritora, neste e em outros trabalhos, para quem a hegemonia deve ser questionada e muito bem refletida.

Tocando no universo dos afetos, em Sobre – Viventes! há uma crônica dedicada aos bares de Belo Horizonte, cidade da autora, carinhosamente retratados em “Miudezas de BH, capital brasileira dos bares”. O início dessa crônica já nos dá o gostinho e o tom da escrita de Cidinha: “os bares da minha terra são pródigos em esquisitices, não só em comida de boteco. Você entra em um e está escrito 'é proibido ficar com agarramento nas dependências desse estabelecimento!”

Se o livro aparece como uma miscelânea de temas, não dispersa atenção, foco e gosto pelo que se vai lendo. Crônica a crônica, a diversidade das situações aos poucos vai deixando claro a quem lê: posicionar-se não é escrever sob rótulos. É, antes, uma tomada de decisão pelas visibilidades, através da vocalização e expressão pela escrita, de sujeitos, lugares, conjunturas... Todos têm nomes, são presenças e visibilidade nos livros de Cidinha Silva. Escritora. Mulher. Negra. Que partilha uma escrita universal a partir do seu lugar de fala-pertencimento e de olhar o mundo.

Sobre a Escritora:
Cidinha Silva atualmente vive em Salvador. Recife é cidade que já a acolheu e para qual tem voltado algumas vezes. Trazida pela literatura, já lançou outros dos seus livros aqui. Sempre desejou ser escritora, desde criança inventava histórias e na adolescência começou a escrevê-las. A escrita literária como exercício profissional foi iniciada em 2006, com o livro de crônicas Cada tridente em seu lugar. É prosadora e dramaturga. Tem nove livros de literatura publicados. Possui centenas de crônicas, ensaios e artigos de opinião publicados na WEB, em portais, blogues profissionais diversos e principalmente no blogue pessoalhttp://cidinhadasilva.blogspot.com.br/ e na Fanpagehttps://www.facebook.com/cidinhadasilvaescritoraÉ colunista dos portais Fórum, Diário do Centro do Mundo e Geledés.
No campo da dramaturgia escreveu Sangoma: saúde às mulheres negras (co-autoria com Capulanas Cia de Arte Negra, encenada em 2013) e Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas (encenada por Os Crespos, 2013 a 2015) e Os coloridos (espetáculo infantil encenado por Os Crespos em 2015 e 2016).
Como ensaísta organizou:Africanidades e relações raciaisinsumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil, com a participação de 48 autores e autoras em 403 páginas (2014). Anteriormente foi organizadora de Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras(Summus, 2003), um dos 10 primeiros livros sobre o tema publicados no Brasil.
É doutoranda no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC, na Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde pesquisa a tensão africanidades/relações raciais X racismo institucional nas políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (2003-2016).
Serviço

O que: lançamento do livro Sobre – Viventes! Cidinha Silva.
Presença da escritora de debate com o publico mediado professora da UFRPE, Denise Botelho, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde, GEPERGES.
Quando: 30 de maio, segunda, às 18h30.
Onde: Sede do SOS Corpo.
Rua Real da Torre, 593. Madalena. Recife – PE

Comentários

Postagens mais visitadas