Entrevista recente de Cidinha da Silva




 1 - É possível dizer que essa obra é um manifesto contra o genocídio da população negra? Um chamado para organização? Uma mensagem para “o povo branco”?

Não, eu não digo, mas pessoas, obviamente, podem ler assim se quiserem. O livro # Parem de nos matar! é um documento sobre o genocídio da população negra no Brasil, um documento sobre as diversas formas que o racismo adota para matar as pessoas negras. Quem chama para a organização política são as organizações da sociedade civil e as lideranças políticas, por exemplo, a Coalisão Negra. Eu escrevo literatura e coloco minhas ideias e criações em circulação. Quanto à última parte da pergunta, eu não mando mensagens, tampouco escrevo para os brancos. Escrevo para o mundo, para quem quiser ler, e minha letra (nesse livro) é crua, dura e cortante.
2 - A recepção do "Exu em Nova York", inclusive recebendo o prêmio “Prêmio Biblioteca Nacional 2019” te surpreendeu?
Sim, me surpreendeu porque trata-se do meu primeiro livro de contos, eu esperava ganhar prêmio com "O homem azul do deserto", meu oitavo livro de crônicas lançado junto com o Exu em 2018, que é muito bom também.
3 - Qual a importância dessa obra na sua trajetória? É meu primeiro livro de contos e ele me mostrou que posso escrever outros com grande chance de darem certo.

Comentários

Postagens mais visitadas