Banda Aláfia e Projeto Um Canto são os convidados da Fundação Cultural Palmares em seu 25o aniversário, dia 01/10




Venha abrir a programação de aniversário de 25 anos da Fundação Cultural Palmares no mês de outubro com a chave de todos os sons. Bate-papo gostoso com a BANDA ALAFIA e a moçada do PROJETO UM CANTO, no primeiro dia do mês, às 19:00.

A BANDA ALÁFIA é paulistana, formada por 11 músicos une a tradição da música negra, de africanismos, cultura popular brasileira à revolução do hip hop, passando por funk, jazz, soul. 

"ALÁFIA cria uma performance que perpassa a inteligência do canto e da harmonia, do lirismo poético e exemplar concepção de arranjos de base influenciados pela música preta de todo o planeta - já que a antiga relação África Brasil, tendo como contraponto os EUA, é constantemente revisitada dentro de um tempo onde não mais os carros de bois e negreiros nos movimentam e sim a banda larga.

A exemplo dos cultos ancestrais de tradição oral, em que o fundamental é o repasse do conhecimento mítico, Aláfia vem desenvolvendo linguagem absolutamente particular utilizando-se não apenas das conhecidas e pertinentes estruturas musicais de todos os tempos, mas também inserindo novas e por vezes inusitadas pitadas de diversas expressões artísticas.

Considera-se fator fundamental para o ineditismo que se instaura em cada apresentação da banda, essa aliança entre os contextuais elementos da música tradicional e a “musica contemporânea”, buscando convivência plena entre o novo e o antigo bem como alternâncias entre a rítmica das palavras e o próprio canto, um importante elemento de percussão melódica" (trechos de texto de Serena Assumpção sobre a Banda).

O PROJETO UM CANTO é um processo artístico-pedagógico, criado por pessoas interessadas em estudar a história social do samba, tendo como referência as contribuições africanas à música popular brasileira. Constitui-se de núcleos de estudos com ensaios e apresentações musicais. 

Voltado para músicos e público em geral, tem por objetivo resgatar as tradições afro-brasileiras em meio a um ambiente propriamente voltado para as novas gerações, sendo uma oportunidade de permitir o conhecimento da linguagem, de ritmos que foram articulados no passado e podem dar boas pistas para entendemos o presente e a partir daí propor novas expressões capazes de dar vozes e reconhecimento às populações que vivem a margem do circuito de informações e formação sócio culturais.


BANDA ALÁFIA E PROJETO UM CANTO presentes ao 25o aniversário da Fundação Cultural Palmares, dia 1 de outubro, às 19:00, no auditório do MinC (Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, fone (11) 27664300)

Comentários

Postagens mais visitadas