Um pouco do poeta Ronald Augusto

Numa madrugada dessas, de rolê pelo blogue do Ronald, encontrei a entrevista abaixo e resolvi postá-la aqui, para que meus leitores e leitoras conheçam um pouco mais do querido poeta gaúcho. Minha história de amizade com ele teve poucos encontros presenciais até o momento, na verdade só houve um encontro, o primeiro, quando nos conhecemos em Juiz de Fora, terra de cariocas do brejo, não faz ainda um ano. Eu chegava ao hotel, cansada de uma palestra que havia feito à tarde, depois de uma viagem de ônibus Rio-Juiz de Fora pela manhã, e alguém me cumprimenta. Quando me viro, era o Ronald. Eu não o conhecia, mas sabia que ele era ele, tanto pela obra, quanto porque já havíamos trocado umas gentilezas via blogue. Apenas nos cumprimentamos e combinamos de nos encontrar na recepção do hotel dali a vinte minutos para seguirmos até a UFJF, onde participaríamos de uma mesa de escritores. O Ronald tem aquele humor ácido da gauchada, já comentei isso aqui, e uma de suas intervenções ferinas me fez rir e deixou pelo meio do caminho, umas lágrimas que ameacei derramar num momento de maior emoção. Ouvimos as leituras dos nossos textos e trocamos impressões, jantamos juntos, conversamos no café do dia seguinte e a isso se restringiu nossa troca presencial. Neste encontro, dei um exemplar do Tridente para o Ronald e umas semanas depois fui presenteada com a resenha mais arguta que alguém poderia fazer sobre o livro, com direito a receber aviso da publicação do texto pelas teclas do Edimilson, amigo querido de ambos. Mais recentemente o Ronald leu e comentou meu livro novo, o Pentes, além de um comentário inusitado, fez outros, mais simples, me ajudando a resolver algumas cenas e a precisar o vocabulário. Então, é isso, conheçam um pouco mais do poeta e amigo Ronald Augusto. Trecho de uma entrevista antiga de Ronald Augusto(2006) concedida ao poeta Carlos Besen que capitaneava o website Algaravária. Por que poeta? Ronald Augusto - Lá pelos meus 12 ou 13 anos, minha mãe me escolheu como o ouvinte primeiro de seus poemas. Aquilo para mim foi uma tortura. Ela lia, entusiasmada, os seus versos. Meu jeito quieto e reflexivo ou minha condição de filho mais velho, talvez tenham lhe sugerido a idéia de que eu seria o leitor/ouvinte adequado. Fiquei sem palavras. Era tudo muito chato. Uns três anos depois, escrevi meus primeiros versos. Que lição tiro disso? Nenhuma. Qual sua trajetória literária até o primeiro livro? E do primeiro para o último? RA - Duas perguntas que suscitam respostas intermináveis. Mas, não vou dar essa alegria ao divino internauta. Escrevi muito e li, durante algum tempo, só Manuel Bandeira. Depois dos poemas motivados pelas paixões da adolescência, resolvi sondar a real qualidade do que eu vinha escrevendo. Entrei em concursos literários. Em 1979, um poema meu mereceu menção de “destaque” num certame que envolvia várias etapas ao longo de um ano. Fiquei feliz porque o júri era composto, aos meus olhos, pelos melhores poetas da época: Mario Quintana, Heitor Saldanha e Carlos Nejar. Ao final do concurso uma antologia foi publicada e lá estava o meu poema. Minha estréia em livro. Meu primeiro livro não foi o primeiro, é que antes dele (1980, 1981), “pirado” com a poesia marginal, editei livrinhos em xerox bem vagabundos e participei de intervenções-bomba de “autores independentes” na Feira do Livro de Porto Alegre. O leão de chácara da Feira aparecia para expulsar a patota. Numa dessas, o Heitor Saldanha foi visitar os poetas marginais para prestar sua solidariedade, e folheando os precários livretos, abriu o meu e elogiou com entusiasmo as imagens e metáforas que encontrara. Isto para mim serviu como o empurrão definitivo: pronto, eu era um poeta, meio hippie, mas poeta. Mas, Homem ao Rubro, de 1983, é que foi, de fato, o meu livro inaugural. Eu tinha 22 anos. De lá até agora, é como diz Borges, a cada novo livro, acho que tento reescrevê-lo. Quais livros fizeram parte de sua formação? Há uma obra com a qual tenha descoberto a poesia de um modo mais contundente?RA - A obra capital para a minha formação é a de Manuel Bandeira. Sua poesia é tanto mallarmeana, quanto antropofágica, isto é, Bandeira consegue dosar anti-poesia e poesia pura em seu percurso textual; suas traduções, que vão desde o barroco da poeta mexicana Sor Juana Ines de la Cruz (séc. 17), passando pelo poeta e ativista negro Langston Hughes (1902-1967) e chegando até os “poemas à maneira de...”, que gosto de interpretar como exemplos de traduções heterodoxas, onde o velho Manu (como o chamava Mário de Andrade) inventa, por exemplo, um poema afivelando a máscara de e. e. cummings. Também adoro sua prosa voltada às questões da poesia, isto é, sua metalinguagem. Itinerário de Pasárgada é um livro incomparável. Outros livros: A Commedia de Dante, Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, Museu de Tudo de João Cabral de Melo Neto, etc. Nada de especial. Teve algum incentivador? RA - Que eu saiba, não. Sempre associei a imagem do chato à do incentivador. Hoje em dia há a figura do motivador, pior ainda. O incentivador esconde um moralista. Prefiro os opostos e complementares: o admirador e o crítico. Recebeu ou recebe conselhos importantes de escritores? Como foi e é o diálogo com outros escritores?RA - Escritor que dá conselhos não merece crédito. O diálogo com os outros escritores não difere muito daquilo que acontece com qualquer pessoa que vive em sociedade, é preciso que haja afinidades eletivas. A expressão parece pernóstica, mas é isso. E é comum acontecer que o seu melhor amigo seja um torcedor obtuso do time adversário. E tem aquele cara para quem a gente dá “bom dia” não se sabe bem porquê, o sujeito não fede nem cheira. Vá de retro. Tentou vários gêneros literários? Ainda os pratica em segredo? RA - Quando fiz curso de interpretação teatral (fiz e, por enquanto, não nego), escrevi textos dramáticos. Passou. Na mesma época, década de 80, também escrevi alguns contos. Passou também. Com que se “inspira” para escrever? O que é matéria para a poesia? Com quantas metáforas se faz um poema? Quando escreve, qual o efeito estético visado? RA - Geralmente aquilo que me “inspira” é alguma solução de linguagem que hesita, como diz Valéry, entre som e sentido, uma paronomásia, para usar um conceito de Roman Jakobson. Qualquer coisa pode se tornar matéria para um poema. Do contrário, eu estaria jogando as minhas fichas no anacronismo da “poesia pura”. Um poema se faz com metáforas boas. Dependendo da situação, nenhuma metáfora é a melhor saída. Aliás, em minha opinião, a metáfora representa o kitsch da função poética. Qualquer resposta criativa no trato com a linguagem que coloque em cheque a sua naturalização (da metáfora) e os medianeiros da metaforização indecorosa, será válida. Eu viso um poema que suscite muitas e contraditórias leituras. Tem obsessão em reescrever o mesmo texto? Ou a emenda é pior do que o soneto? E mais: guarda tudo o que escreve? Ou elimina sumariamente? RA - Homem ao Rubro foi um livro escrito a partir desta perspectiva, da reescritura em abismo. Hoje em dia, sou mais atraído pelos poemas “errados e estropiados”, como diz o poeta Mauro Faccioni, da Ilha do Desterro. Não guardo, não. Também não tenho livros engavetados. Minha produção é mirrada. Atualmente, considero que tenho dois livros in progress, só. Livro pronto, na gaveta, acho que nenhum. Para escrever, precisa conhecer muitas cidades e ler todos os livros? RA - Algumas cidades e alguns livros. Passei minha infância no Rio de Janeiro, mais exatamente em Niterói. Depois, durante a crise dos meus 30 anos, morei em Salvador/BA. Ambas são cidades fundamentais para mim. Mas, é claro que tudo depende da leitura, do nosso ponto de vista de forasteiro. E as cidades estão na base das mitologias da modernidade. Baudelaire, T. S. Eliot, Oswald de Andrade, etc., todos os grandes poetas do cânone ocidental leram o livro das cidades. Há idéias ou imagens que lhe perseguem no fio dos anos e das obras? RA - Não, acho que não. Talvez porque me assuste um pouco a questão da repetição ou da auto-imitação, estou sempre tentando experimentar lances novos. Não chega a ser uma idéia, mas a minha divisa é: experimentação.

Comentários

Ronald Augusto disse…
bah, cidinha, como se dizia no meu/nosso tempo (diante de uma coisa cabulosa, bacana, etc): fiquei de cara. sua rememoração da nossa breve convivência em jf me deu saudade e me fez ver que já temos uma bela amizade formada, construída nos interstícos, nos espaços insondáveis da rede, muito bom! bjs!
ronald

Postagens mais visitadas