Seminário Gênero Raça e Educação: espaço para a diversidade, em Santo Antônio de Jesus, BA
(Texto de divulgação). "O Seminário Gênero Raça e Educação: espaço para a diversidade surgiu da iniciativa de algumas professoras que pesquisam, militam e ou discutem as relações de gênero, raça e feminismo de maneira central ou transversal e se insere na Campanha dos 16 dias pelo fim da violência contra as mulheres, que acontece há 18 anos, em 130 países. A participação da UNEB nessa campanha se dará através de várias ações, esse seminário é uma delas.
As pesquisas e os debates sobre gênero, raça, classe e educação são importantes na medida em que possibilitam conhecer, compreender e analisar como essas estruturas hierarquizantes de poder conformam as relações de gênero na sociedade e isso é fundamental para a formulação de políticas e estratégias de enfrentamento dessas desigualdades sociais. Diante disso a implementação de políticas públicas para a população feminina e para a população afro-brasileira têm sido uma preocupação dos movimentos de mulheres e do movimento negro.
A agravante situação de violência contra as mulheres e contra as populações negras exige, portanto, discussões e ações integradas e inter-setoriais. Por isso, a UNEB convida a comunidade local, movimentos sociais e todos os interessados na temática para dialogar sobre o assunto.
O seminário também faz parte do Projeto de Extensão “Gênero, sexualidade e educação: espaço para a diversidade”, desenvolvido no Departamento de Ciências Humanas, campus V desde 2008, que visa contribuir com a formação continuada de professoras (es) da rede pública de ensino de Santo Antônio de Jesus e alunas (os) dos cursos de graduação do campus V – UNEB, enfocando nas questões de gênero, sexualidade e educação, possibilitando-lhes intervir mais qualificadamente nas atividades que realizam".
Objetivos:
Estabelecer diálogos com escolas, profissionais da área de saúde, jurídico policial, gestores governamentais e movimentos sociais.
Estreitar as relações da universidade com a comunidade local.
Divulgar e ampliar as possibilidades de pesquisas da temática na universidade.
Público:
Estudantes, professoras(es), organizações populares e movimentos sociais locais e a comunidade local em geral.
Programação:
08/12/2009 (terça-feira)
19 h: Conferência de abertura “Gênero, raça e educação: espaço para a diversidade”
Cidinha da Silva (Escritora – RJ).
Lançamento de livros.
Comentários