O texto de Lado a lado e a sublevação do senso comum sobre as assimetrias raciais no Brasil
O capítulo de Lado a lado, veiculado no entardecer do primeiro
sábado de março, do ano da vitória de 2013, entrou para os anais da
teledramaturgia brasileira. Eram inacreditáveis, insondáveis, imprevisíveis,
cenas como aquelas na Rede Globo, onde a liberdade de expressão tem sido tão
limitada.
Na primeira cena antológica, Isabel (Camila Pitanga) amparada
por Afonso (Milton Gonçalves) conta a Elias (Cauê Campos) que a moça dos doces,
sua avó, Constância (Patrícia Pillar) é a bruxa da história. Quando indagada
por Elias sobre por que Constância não gostava dela, Isabel diz que era pobre.
Elias, o menino esperto, tem resposta para tudo e argumenta que não são mais
pobres e que Constância pode ter mudado, ter-se arrependido, faz tanto tempo
que ela o roubou da mãe. O diálogo é mais rico e dramático do que esta síntese.
A memória recente apagou detalhes, haja vista que a analista foi para o espaço
e me tornei simples telespectadora, sem caneta e caderno à mão.
A cena descrita foi muito feliz ao captar a ignomínia do
racismo, já anunciada por Isabel em capítulos anteriores. Como é que a mãe
explica a uma criança que ela vale menos porque é negra, contrariando todo o
empenho dela, a mãe, para tratá-lo como menino especial. Se bem observarmos,
Elias e Melissa (Eliz David) vestem-se de maneira diferente de todas as outras
crianças do morro, comem outra comida em suas respectivas casas, têm outros
hábitos e acessos. Melissa é branca e rica, Elias é como as crianças do morro,
mesmo tendo se tornado de classe média.
O novo é a explicitação de que não interessa ter recursos
econômicos e simbólicos frente ao racismo, você continua sendo negro e por
isso, considerado inferior, manipulável. Elias é aquele que deveria crescer escondido
para não envergonhar a família branca da avó. Aquele que não foi assassinado na
hora do parto porque num rudimento de humanidade a vilã resolve trocar a
criança viva por outra morta, comprada de uma mãe infeliz e miserável qualquer.
Isabel, Afonso, tia Jurema (Zezeh Barbosa), Zé Maria (Lázaro Ramos) e o
restante do núcleo negro, incluindo as comparsas de Constância, parecem ser os
únicos a compreender a monstruosidade da baronesa em toda sua extensão. Ela
pagou a alguém para comprar uma criança morta, usada para substituir outra,
nascida viva, caso alguém tenha esquecido.
A segunda cena abre com Isabel dizendo ao pai: “negro, porque
você é negro! Eu não consegui dizer ao meu filho que a avó o roubou de mim
porque ele é negro.” É diálogo de dois negros em carne-viva, dilacerados pelo
racismo, o que se ouve a seguir, às sete da noite, como uma lua linda dando o
ar da graça pela janela. De quebra, o pai conservador parece compreender que o
ofício da filha, de empresária e dona de um teatro, cujas atividades acontecem
também à noite, é um trabalho digno.
Noutra cena do capítulo magistral, Laura (Marjorie Estiano)
aceita a proposta de Edgar (Thiago Fragoso) de que ela seja a testemunha
responsável por reabrir o processo do rapto de Elias, considerando que ela,
mulher branca, filha da vilã, ouviu a megera confessar a Isabel e Afonso (dois
negros que nada valem e diretamente interessados no litígio) que, realmente,
raptara o recém-nascido Elias. Bingo! O mocinho advogado e a mocinha filha da
vilã entenderam o papel estratégico que tinham a desempenhar naquela situação.
Edgar honra a alcunha de ser um dos melhores advogados do Rio de Janeiro de
então e Laura agirá de acordo com sua consciência ética e sua noção imparcial
de justiça.
Na última cena do memorável dia, Laura trava luta corporal com a
mãe para entregar uma matéria sobre corrupção no Judiciário para o jornal de
Guerra (Emílio de Mello). Reportagem assinada por ela, Laura Vieira, não por
Paulo Lima, seu fantasma e, ainda melhor, incriminando o promotor Coimbra,
responsável pelo arquivamento do processo de Constância mediante polpudo
suborno.
Arre Frederico, foi um capítulo de tirar o fôlego. Que os orixás
mantenham Ali Kamel em estado hibernal. Caso esteja acordado, pode apenas ser
uma no cravo, outra na ferradura. Lógica global, enquanto pipoca a chamada para
a próxima novela.
Que Lado a lado crie raízes fortes, floresça e frutifique, pelo
menos entre seus seguidores e seguidoras que a tem levado para o debate sobre
relações raciais nas escolas públicas, em universidades, em trabalhos de
conclusão de curso, artigos, monografias e dissertações sobre mídia e
representação social. (CRÔNICA DO LIVRO: RACISMO NO BRASIL E AFETOS CORRELATOS)
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