Racismo no Brasil e Afetos Correlatos

 Por Cidinha da Silva


Racismo no Brasil e Afetos Correlatos é o sétimo livro em sete anos de carreira literária.

Três vezes sete são os nomes das mulheres que o abrem. 

É nove, o caminho dele (e da autora) grafado na capa.

Dia 04 a data prevista para o nascimento, nos braços da ventania, entre raios e trovões das águas de dezembro, no porto alegre para o desassossego.

A editora é Conversê, mas é papo reto. Sentiu no ar a potencialidade do projeto, investiu, acreditou e já deu certo. Oyá é por nós!

São 37 crônicas e 17 textos opinativos, todos divulgados previamente pelo blogue http://cidinhadasilva.blogspot.com.br/, que mesmo sendo de navegação pouco ágil, segundo uma especialista homenageada, tem primado em acessos pelo conteúdo.

O tema de fundo é a mídia e a forma como as relações raciais assimétricas são ali estampadas, enraizadas e perpetuadas, mesmo travestidas de roupa nova.

Os vetores de percepção da cronista foram as novelas Lado a lado, Avenida Brasil e o Mensalão; o remake de Gabriela, Salve Jorge, o Esquenta (que não deixa de ser um novelão) e Subúrbia.  Elen Oléria no reality show musical e Joaquim Barbosa na mídia impressa. A cena dos pretos e dos pobres no submundo das celebridades. Michelle e Obama, o casal 21. Os afetos do escravizador pelo escravizado, nas mídias eletrônicas e na PEC das Domésticas.

Deu pano para a manga e a costura está bem feita, limpa, sem fiapos. Agora é entregar o livro aos leitores e  leitoras, à crítica. 

Comentários

Postagens mais visitadas